X
X

Buscar

Observatório Social de Brusque aponta lentidão no PAC Nova Brasília

Prefeitura afirma que obra será retomada nos próximos dias

O Observatório Social de Brusque (OSBr) tem fiscalizado a obra do PAC Macrodrenagem Nova Brasília, em um projeto pioneiro. Nas vistorias, a entidade tem constatado lentidão na obra.

De acordo com o diretor-executivo do Observatório, Evandro Gevaerd, o monitor Marciel Grimm, que também é presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Brasília (Amonbra), tem visitado diversas obras do município. Dentre elas, uma das mais importantes é o PAC Nova Brasília.

As vistorias têm encontrado a obra a passos lentos. Segundo o monitor, com relação às obras ao lado da Brusque Caminhões e na rua Joaquim Zucco, elas estão praticamente paradas. A entidade informará a prefeitura dos fatos por meio de ofício.

Veja também:
Preço médio da gasolina comum em Brusque fecha 2018 em queda

Fim de semana na região de Brusque terá temperaturas mais agradáveis 

Estudante de Brusque recorre à campanha virtual para custear matrícula em Medicina

“Estamos descontentes com a obra, faremos um relatório bastante circunstanciado e levaremos à prefeitura”, afirma Gevaerd.

O vice-prefeito de Brusque, Ari Vequi, afirma que teve uma reunião na última quinta-feira com a Freedom, empresa licitada e que executa o PAC. Segundo ele, a obra estava parada porque a construtora espera a chegada de uma placa de metal.

Essa estrutura será usada para o novo escoramento na rua Joaquim Zucco. A via tem um solo muito mole, que pode ceder e provocar rachaduras nas residências.

Segundo Vequi, nesta semana, o material, que foi feito sob medida para a obra do Nova Brasília, deverá chegar. Com isso, a obra será retomada na rua Joaquim Zucco na semana que vem.

“Depois disso, 90 dias trabalhados e a tubulação está colocada”, afirma Vequi. Ele acrescenta que a recuperação do túnel é feita por causa de erros cometidos no passado.

Segundo a prefeitura, a recuperação do túnel e a obra ao lado da Brusque Caminhões não interferem em nada no andamento da obra na rua Joaquim Zucco.

Veja também:
Após decisão judicial, Prefeitura de Brusque inicia pavimentação da rua Francisco Sassi 

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Incêndio destrói loja de Jaraguá do Sul e mobiliza bombeiros da região

Projeto de fiscalização
O OSBr tem uma câmera instalada na obra do PAC Nova Brasília. A fiscalização por meio de câmeras é parte de um projeto da entidade, que tem como objetivo aferir se as empresas cumprem os editais para as obras.

A ideia é que essas gravações sejam consultadas, por exemplo, quando a empresa solicitar um aditivo de tempo de contrato. Gevaerd explica que será possível ver nas câmeras se realmente houve trabalho diariamente como era para ser ou se a empresa reduziu pessoal.

Um ofício com diversas situações encontradas em obras pela cidade já foi enviado nesta semana. A intenção da entidade é continuar a acompanhar todas as obras, e nas mais importantes, instalar mais câmeras.