Observatório Social de Brusque faz reunião com vereadores eleitos

Nove dos 15 representantes eleitos estiveram no encontro; objetivo foi apresentar trabalho da entidade

Observatório Social de Brusque faz reunião com vereadores eleitos

Nove dos 15 representantes eleitos estiveram no encontro; objetivo foi apresentar trabalho da entidade

O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque) realizou nesta sexta-feira, 4, uma reunião on-line com os vereadores eleitos de Brusque, para apresentar o trabalho realizado pela entidade e reforçar o compromisso com o desenvolvimento municipal.

Além da equipe, participaram da reunião os vereadores André Vechi (DC), Jean Dalmolin (Republicanos), Deco Batisti (PL), Cacá Tavares (Podemos), Deivis Junior (MDB), Rick Zanata (Patriota), Ivan Martins (DEM), Rogerio Santos (DEM) e Marlina Schiessl (PT).

Seis vereadores não estavam na reunião: Nik Imhof (MDB), Alessandro Simas (DEM), Jocimar Santos (DC), André Rezini (Republicanos), Beto Piconha (Podemos) e Jean Pirola (PP).

O presidente do OSB Brusque, Claudemir Marcolla, deu as boas-vindas, apresentando um breve histórico do observatório.

“Um dos principais pilares do nosso trabalho é o acesso à informação, sempre levando à população os números do portal da transparência, além do trabalho de educação fiscal e cidadania e o monitoramento de licitações e obras”, destaca.

O gestor executivo, Evandro Gevaerd também reforçou o compromisso da entidade.

“O nosso trabalho é muito focado em trazer sugestões e apresentar boas práticas também já implementadas em outros municípios. Quando vemos alguma fragilidade em qualquer processo, sempre o primeiro a saber é o gestor público, trabalhamos na base do diálogo”, reforça.

Monitoramento e licitações

José Gamba Junior, responsável pelo monitoramento de obras, explicou como funciona o serviço. “Acompanhamos in loco a qualidade do serviço, a execução, postura da equipe de trabalho, normas de segurança, entre outros itens. O objetivo é colaborarmos com uma boa gestão dos recursos públicos e boa qualidade das obras feitas”, diz.

A consultora pedagógica de educação fiscal, Priscila dos Santos Petermann apresentou o trabalho voltado à educação fiscal e cidadania.

“Desde 2016 possuímos programas caminhando dentro das escolas, públicas, municipais, estaduais e particulares, de Brusque, Guabiruba e Botuverá. São eles: “Observador social mirim”, “Era uma vez uma semente do bem” e o “OAB Vai à Escola com o Observatório Social – Um Bate-Papo Cidadão”, em parceria com a OAB de Brusque”.

A consultora em gestão, Mitchi Corrêa Galvão do Rio Apa, também explicou o desenvolvimento dos programas, transparência e planejamento estratégico. “Temos compromisso muito grande com o código de conduta do sistema de observatórios do Brasil e também com a comunidade. Como monitoramos o poder público, também temos o compromisso de sermos eficientes e transparentes em nossas atribuições”, reforça.

Samuel Patissi, Consultor de Licitações e Contratos, reforçou o trabalho feito na parte de licitações. “Hoje, os recursos provenientes das licitações ficam em torno de 20% em nossa região e 80% são de empresas de fora. Quanto mais esse recurso ficar em nossa região, maior o desenvolvimento. Estamos sempre em busca de boas práticas que possam ser aplicadas também em nossa cidade”, explica.

Os vereadores

A vereadora Marlina demonstrou apoio na missão de divulgar as ações, com o intuito que outros cidadãos também tenham interesse em participar e se envolver nessas medidas de monitoramento. “Gostei muito de saber mais como essa instituição atua e se organiza. Não basta eleger um vereador, a comunidade precisa se educar, participar  e conhecer esses processos”.

Deivis parabenizou o trabalho da entidade. “O Observatório sempre foi muito parceiro, atuante, prestativo e técnico quando precisou ser. Fico à disposição nos próximos quatro anos, porque com certeza precisarei dessa entidade”.

Ivan Martins declarou que já acompanha o trabalho desenvolvido, já que vai para seu sexto mandato na Câmara. “É um trabalho muito satisfatório porque vem ajudando a Câmara de Vereadores a cobrar certas situações que eventualmente passaram despercebidas pela entidade”, pontua.

Cacá Tavares deixou claro que tem o intuito de fortalecer a parceria. “Me coloco à disposição, meu gabinete estará sempre aberto para o diálogo. acredito muito nisso, no sentar, olhar no olho e conversar. tenho certeza que todos nós estamos com o mesmo propósito que é de ajudar Brusque”, diz.

O vereador André Vechi ressaltou que essa postura de parceria já trouxe avanços importantes para a cidade. “O Observatório cumpre um papel importante com essa parte do monitoramento do bom uso do recursos público. Me coloco à disposição para ser um parceiro, para encontrar o melhor uso dos recursos públicos e para que a gente possa entregar mais para a sociedade”, destaca.

“Sabemos a grande importância do trabalho de vocês. Na minha campanha fiz questão de frisar que darei total apoio às entidades fiscalizadoras do município”, complementa o eleito Jean Dalmolin.


Receba notícias no seu WhatsApp: basta clicar aqui para entrar no grupo do jornal

Clique aqui e inscreva-se no canal no YouTube do jornal O Município. Vem muita novidade por aí!

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo