X
X

Buscar

Observatório Social de Brusque monitora mais de R$ 21 milhões em contratos de obras públicas em 2021

Valor é relacionado a 11 obras distribuídas em Brusque, Botuverá e Guabiruba

O Observatório Social de Brusque (OBS) ampliou o Programa de Monitoramento de Obras Públicas em 2021. Nestes quatro primeiro meses foram monitoradas obras que possuem investimento de dinheiro público superior a R$ 21 milhões.

Este valor está relacionado a 11 obras que foram selecionadas, preliminarmente, pelo OBS. A atuação do observatório abrange os municípios de Brusque, Botuverá e Guabiruba.

O trabalho de monitoramento é feito desde 2018 pela entidade. O programa passou por reformulação neste ano a fim de promover maior abrangência das atividades de monitoramento, estabelecer critérios específicos para a seleção das obras a serem monitoradas e fomentar o envolvimento comunitário nas ações de controle social.

O arquiteto e urbanista José Gamba Junior, responsável pelo monitoramento de obras, explica que o trabalho é feito desde a análise e acompanhamento de editais e contratos até a execução e entrega do serviço.

Segundo Gamba, este trabalho é conduzido com o conhecimento e apoio das prefeituras, e as inconsistências verificadas serão apresentadas aos respectivos responsáveis, para tomada de providências e/ou esclarecimentos, conforme o caso.

Na primeira quinzena deste mês, além do monitoramento de obras nas cidades de Brusque, Botuverá e Guabiruba, também foi iniciada uma parceria com a Unifebe que contará com o envolvimento de acadêmicos beneficiados pela bolsa de estudo do artigo 170, para fins de pesquisa e desenvolvimento do manual de entrega de obras públicas.

A importância do monitoramento

O presidente do Observatório Social, Claudemir Marcolla, ressalta a importância do monitoramento constante.

“Esse é um trabalho essencial para acompanhar a execução de obras públicas e monitorar realmente de que forma o nosso dinheiro está sendo aplicado. Nosso intuito não é apontar se está fazendo certo ou errado, mas acompanhar o andamento seguindo o projeto aprovado. Em caso de inconsistências, sempre vamos fazer contato com o poder público para esclarecer e informar as situações. Felizmente sempre fomos muito bem acolhidos e conseguimos obter as informações necessárias”, afirma.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube