Observatório Social faz balanço de despesas de Brusque e Guabiruba durante pandemia
Documento está disponível para consulta no site do OSB Brusque
Documento está disponível para consulta no site do OSB Brusque
Uma das funções do Observatório Social de Brusque e região (OSB Brusque) é trabalhar exercendo a vigilância na aplicação dos recursos públicos. Por este motivo, a entidade fez um balanço reunindo as compras realizadas pelos municípios de Brusque e Guabiruba em época de pandemia da Covid-19.
O OSB Brusque analisou as compras diretas, dispensas e inexigibilidades no período de 1º de março a 31 de agosto de 2020.
Segundo o diretor executivo, Evandro Gevaerd, ao divulgar de forma simplificada esses dados, o intuito é fazer com que a sociedade participe mais ativamente desses processos.
“Só assim vamos ter uma mudança de cultura. Buscamos facilitar as informações dos portais de transparência dos municípios e colocamos em planilha as contas públicas realizadas neste período para que o cidadão tenha acesso e possa participar para ter o controle do que foi adquirido com o dinheiro público”, explica.
O documento elaborado pelo observatório busca identificar a quantidade de dispensas e inexigibilidades, os itens adquiridos em cada uma delas e seus respectivos valores, bem como as empresas vencedoras.
O presidente da entidade, Claudemir Marcolla, reforça que todos os dados estão disponíveis no Portal da Transparência dos municípios. “Nosso papel foi compilar essas informações e trazer os dados para que a população possa avaliar se o dinheiro público está sendo investido da melhor forma”, ressalta.
O documento está disponível no site do Observatório Social de Brusque.