X
X

Buscar

Oeste vai ter radar meteorológico adquirido pela Defesa Civil

As configurações do novo equipamento serão semelhantes ao que já opera em Lontras, no Alto Vale do Itajaí

Na tarde deste domingo, 27, o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, anunciou a aquisição do segundo radar meteorológico do Estado. A licitação deve ser realizada em outubro. Ao mesmo tempo, será licitada a obra de construção da torre que vai receber o equipamento. Segundo Milton Hobus, as configurações do novo equipamento serão semelhantes ao que já opera em Lontras, no Alto Vale do Itajaí e tem cobertura de 77% do território de Santa. “O governador autorizou na semana passada a aquisição do radar do Oeste do Estado. Isso vai dar muito mais proteção para o cidadão”, garantiu.

Nos próximos dias, uma equipe da Defesa Civil de Santa Catarina, gerenciada pelo diretor de Prevenção, Fabiano de Souza, através da Gerência de Monitoramento e Alerta, estará avaliando as possíveis áreas que poderão receber a estrutura física. Devem participar dessa vistoria de terreno Defesa Civil, Cemaden e Ciram, órgão de meteorologia do Estado. De acordo com Hobus, o instrumento de meteorologia deve ser instalado na região de Chapecó. “O radar é um instrumento fundamental para que possamos fornecer alerta a curtíssimo prazo com precisão”, pontuou.

Hobus disse ainda que os dois radares vão dar não só a cobertura de Santa Catarina, mas das frentes que chegam pela Argentina e Paraguai. “Isso vai dar melhor garantia do sistema preventivo do Estado”, apontou.

A previsão é que o equipamento que será instalado no Oeste esteja disponível ainda no segundo semestre de 2016, com a finalização das obras do Centro de Monitoramento e Alerta do Estado que já está em fase de construção na capital catarinense.