X
X

Buscar

Oficinas promovem integração entre crianças autistas em Brusque

Até o fim do ano, ocorrem encontros realizados pela AMA em oito escolas do município

Com o objetivo de promover a integração entre crianças e jovens autistas e conscientizar a população, a Associação de Amigos do Autista (AMA) de Brusque promove até o fim do ano, em parceria com a Secretaria de Educação, oficinas em escolas de diferentes bairros do município.

Este é um projeto aprovado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) em 2016.

Os encontros acontecem mensalmente, durante um sábado, das 9h às 11h. A idealizadora do projeto e presidente da AMA, Giselle Zambiazzi, explica que se busca com as oficinas estimular a integração, por meio de atividades motoras e musicoterapia. “Queremos integrar essas crianças e famílias, levando conhecimento para elas, e também para a comunidade e a quem mais possa interessar”.

Ela diz que serão oito encontros até o fim do ano, divididos em temáticas diferentes e com profissionais de áreas distintas. “Queremos que o conhecimento chegue às pessoas e a escola será o ponto de encontro”.

Em março já ocorreu a primeira oficina do projeto da AMA. A Escola de Educação Fundamental Augusta Dutra de Souza, no bairro Limeira Baixa, foi a primeira a receber a atividade. O tema debatido foi o estímulo de interação entre as crianças autistas. Cerca de 50 pessoas participaram.

A professora de Educação Especial da escola, Rosa Inês do Nascimento Salsi Rezini, conta que a manhã foi muito produtiva e que muitos pais se sentiram amparados com as orientações repassadas. Hoje, há nove crianças autistas na Augusta Dutra de Souza. “Foi uma experiência maravilhosa. Os pais puderam encontrar respostas e mostraram-se interessados em participar das outras oficinas”.


Reunião mensal

A AMA realiza mensalmente no auditório da Policlínica, na Secretaria de Saúde de Brusque, reuniões para falar sobre o autismo. O encontro é aberto e toda a comunidade é convidada a participar. A reunião acontece na terceira quinta-feira do mês, às 20h. Excepcionalmente em abril, devido ao feriado, ocorrerá no dia 28, última quinta-feira do mês.