Debaixo de chuva, Olaria vence São Pedro nos pênaltis e é pentacampeão consecutivo em Guabiruba
Clube do bairro Guabiruba Sul chega ao 10º título de sua história; São Pedro é vice-campeão invicto
O Olaria conquistou o Campeonato de Futebol Amador de Guabiruba de 2022 ao vencer, por 4 a 2 nos pênaltis (1 a 1 no tempo normal), o São Pedro na manhã deste domingo, 18, no estádio Luiz Carminatti. Debaixo de chuva, o placar foi aberto pelo Olaria com Godo, mas um gol de Eder no segundo tempo deixou tudo igual e, nos pênaltis, o goleiro Jelson brilhou. Este é o quinto título consecutivo da equipe, após as edições de 2016, 2017, 2018 e 2019.
Ao todo, o Olaria chega a 10 títulos do campeonato municipal. Dono de sete troféus, o São Pedro foi vice-campeão invicto com o melhor ataque e a melhor defesa: foram oito vitórias, um empate, 39 gols marcados e três sofridos. O goleiro Royo foi o menos vazado da competição.
Primeiras chances
O primeiro tempo foi bastante físico, picotado por faltas e com poucas oportunidades. Aos 8 minutos, Salgado, do São Pedro, cobrou falta direto, quando era esperada uma bola alçada na área. A bola raspou na barreira, bateu na trave à direita do goleiro Jelson e saiu.
A rede foi balançada pela primeira vez dois minutos depois, mas com impedimento. Caique lançou a bola na área em cobrança de falta e Finho completou de cabeça para o gol. Contudo, a assistente Patrícia Alves levantou a bandeira e assinalou impedimento no ataquee do Olaria.
Aos 21, o São Pedro teve outro bom momento. Eto avançou pela direita e fez o passe para o meio da área. Desvios sutis impediram Guto de alcançar a bola para finalizar. No minuto seguinte, Igor acionou Neném, que conseguiulimpar, chutou com efeito e a bola passou bastante perto do gol.
Outra chance do Olaria foi com Willian. Aos 25, após cobrança de escanteio, ele desviou de cabeça, mas Royo fez boa defesa no reflexo.
Gol do Olaria
O placar foi aberto três minutos depois, com Godo. O camisa 9 do Olaria aproveitou sobra de um passe na área e fuzilou para o gol, no canto direito de Royo: 1 a 0.
Dois minutos depois, Salgado cobrou falta com categoria, e a bola passou perto demais do gol de Jelson. Aos 33, Salgado recebeu passe de João Vítor. Na área, ele caiu em disputa com o zagueiro Finho. Os donos da casa pediram pênalti, mas o árbitro Márcio Braga mandou seguir.
A partir de então e até o intervalo, o jogo teve seu pior momento, com muitas faltas, tempo parado para atendimento e reclamações contra a arbitragem, que sofria uma maior pressão vinda do Olaria.
São Pedro melhor
O São Pedro voltou melhor na segunda etapa, ditando o ritmo do jogo. Aos seis minutos, Jaison chutou cruzado após sobra de levantamento na área. A bola passou ao lado. Aos oito, foi a vez de Eto cobrar falta, e a bola voltou a ameaçar o gol de Jelson, que voou para defender e mandar para escanteio.
A equipe foi recompensada com o gol de empate aos 12 minutos. João Vitor lançou Eder na área. Ele conseguiu dar um leve toque de cabeça, mas houve desvio de Finho com o braço. A intervenção quebrou o goleiro Jelson, que nada pôde fazer: 1 a 1, tudo igual e torcidas inflamadas no Luiz Carminatti. Na súmula, o gol foi dado a Eder.
Em aberto
Em sua primeira oportunidade mais clara no primeiro tempo, o Olaria quase desempatou. Aos 16, Godo limpou a marcação e fez o passe para Gabriel Noé. Livre, ele chutou no contrapé de Royo, mas a bola passou à direita, muito perto do gol.
As duas equipes revezaram momentos de controle a partir de então. Aos 28, Caíque chutou da entrada da área. A bola passou à direita de Royo. O árbitro marcou escanteio, mas o goleiro negou ter feito a defesa.
A partida terminou aos 45 minutos do segundo tempo, sem acréscimos. Com o Olaria prestes a cobrar um escanteio, jogadores e comissão técnica fizeram reclamações duras contra a arbitragem.
Pênaltis
O Olaria abriu a sequência. Willian foi para a bola, mas Royo caiu bem em seu canto direito para defender. Em resposta, Guto converteu sua cobrança.
O goleiro Jelson, do Olaria, balançou as redes e depois defendeu o chute de Robert, deixando tudo igual. A partir daí, Gabriel Noé e João Vítor marcaram gols. João Vítor, inclusive, contou um pouco com a sorte. Jelson foi nela, mas a bola bateu na trave, no goleiro, e foi rolar mansa para morrer na bochecha do lado oposto do gol.
Finho anotou em sua cobrança, e Jelson brilhou a defender mais um pênalti, desta vez de Adrian. Sendo assim, só faltou Jonatan deslocar Royo e correr para o abraço: Olaria decacampeão guabirubense, com cinco títulos consecutivos.
Premiações
Artilheiro: Luis Miguel (Cruzeiro – 15 gols)
Jogador-destaque: Luis Miguel (Cruzeiro)
Goleiro menos vazado: Royo (São Pedro – 3 gols)
Troféu disciplina: Samaritanos
São Pedro 1×1 Olaria (2×4 pên.)
Campeonato de Futebol Amador de Guabiruba
Final
Domingo, 18 de dezembro de 2022
Estádio Luiz Carminatti, São Pedro
Olaria: Jelson; Chico (Maicon), Victor, Finho, Vini (Foppa); Igor, Willian; Neném (Jonatan), Caíque (Adrian), Dener (Gabriel Noé); Godo.
Técnico: Osnildo Westarb
São Pedro: Royo; Zinga (Edimar), Darlan, Yuri Faria (Jaison), Robert; Jadílson, Eder (Beto), João Vítor, Eto; Guto e Salgado.
Técnico: Darlan Baron
Trio de arbitragem: Márcio Braga, auxiliado por Patrícia Alves e Adriano de Oliveira Dias.
Gols: Eder (12′-2ºt) e Godo (28′-1ºt)
Cartões amarelos: Eder e Guto; Jonatan e Willian.
Pênaltis
Olaria: Willian (X), Jelson (O), Gabriel Noé (O), Finho (O) e Jonatan (O)
São Pedro: Guto (O), Robert (X), João Vítor (O) e Jaison (X)
– Assista agora:
Casal restaurou a igreja do Taquaruçu abandonada por 20 anos em Brusque