É justo dizer que o Brasil tem uma relação especial com a Copa do Mundo. Tendo vencido o torneio em cinco ocasiões, mais do que qualquer outra equipe, a Seleção certamente sabe o que é preciso para vencer uma final de Copa do Mundo. Não é surpresa que o Brasil seja muitas vezes o favorito na aposta em futebol com a Betfair.
O Brasil tem uma rica história em finais de Copa do Mundo que se estende por numerosas décadas e numerosas gerações de jogadores. De fato, muitos dos jogadores mais emblemáticos da Copa do Mundo foram produzidos pelo Brasil.
Assim, enquanto Argentina e França se preparam para disputar a final deste ano no Qatar, e enquanto os torcedores analisam a aposta na final da copa do mundo Argentina x França, vamos olhar para cada uma das vitórias do Brasil na final da Copa do Mundo.
2002: Brasil 2 x 0 Alemanha
Esta foi a final do Ronaldo. Tendo sido uma sombra de seu verdadeiro eu no showpiece de 1998 contra a França, o astro atacante brasileiro produziu um desempenho sensacional contra Yokohama na final de 2002 contra a Alemanha, ganhando um bracelete, já que o Brasil conquistou um quinto título da Copa do Mundo.
Foi um desempenho garantido do Brasil do início ao fim, e o resultado nunca esteve realmente em dúvida. Com tanto talento nas fileiras brasileiras, foi justo que eles reivindicassem uma Copa do Mundo.
1994: Brasil (p) 0 x 0 Itália
A final de 1994 foi uma raridade i m que foi uma final de Copa do Mundo que contou com a participação do Brasil e resultou em uma partida monótona e sombria. Pouco houve para se empolgar no Rose Bowl em Pasadena, já que tanto o Brasil quanto a Itália trabalharam no calor californiano.
O jogo terminou sem gols – a única final da Copa do Mundo a ter feito isso – e como resultado foi decidido por uma disputa de pênaltis. A falta de Roberto Baggio fez a diferença, e o Brasil pôde comemorar a vitória.
1970: Brasil 4 x 1 Itália
Talvez o desempenho mais emblemático da Copa do Mundo brasileira de todos os tempos, a vitória de 4-1 sobre a Itália na final de 1970 ainda hoje é anunciada como um dos melhores jogos de futebol já disputados.
Pelé deu ao Brasil a liderança no início e, embora a Itália tivesse empatado antes do intervalo, você sempre sentiu que a qualidade dos brasileiros brilharia no final.
Os gols de Gerson, Jairzinho e Carlos Alberto no segundo tempo resolveram as coisas – o último ainda considerado um dos maiores gols da Copa do Mundo de todos os tempos.
1962: Brasil 3 x 1 Tchecoslováquia
Esta foi a verdadeira era de ouro do futebol brasileiro, e a Seleção produziu uma bela atuação para vencer o torneio de 1962 como defensora dos campeões.
Embora a Tchecoslováquia tenha assumido a liderança no primeiro tempo através de Josef Masopust, mas o Brasil havia empatado apenas alguns minutos depois através de Amarildo. Outros gols de Zito e Vava fizeram o trabalho em Santiago.
1958: Brasil 5-2 Suécia
Outra apresentação icônica da final da Copa do Mundo pelo Brasil, a vitória por 5-2 sobre a Suécia em Estocolmo em 1958, foi uma lição de excelência no ataque.
Um par de Vava e Pelé respectivamente, ao lado de um gol de Mario Zagalla garantiu uma vitória confortável para o Brasil e um primeiro título da Copa do Mundo na época.