Olhar para o futuro de SC: Acibr realiza mais uma edição do Almoço de Ideias, com a presença de governador Jorginho Mello

Secretário do estado da Fazenda apresentou palestra sobre carga tributária

Olhar para o futuro de SC: Acibr realiza mais uma edição do Almoço de Ideias, com a presença de governador Jorginho Mello

Secretário do estado da Fazenda apresentou palestra sobre carga tributária

A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr) realizou nesta segunda-feira, 29, a 23ª edição do Almoço de Ideias, na Sociedade Esportiva Bandeirante. A principal atração do evento, que contou com a presença do governador Jorginho Mello, de diversas autoridades e quase 400 empresários, foi a palestra “Desafios e oportunidades: um olhar para o futuro de Santa Catarina”, ministrada pelo secretário estadual da Fazenda, Cléverson Siewert.

Na palestra, Siewert destacou as mudanças promovidas pelo governo Jorginho e reforçou que o estado trabalha “para os 7,5 milhões de catarinenses”. “Queremos entender todos os processos para fornecer soluções. Por isso, é importante o governo focado nas pessoas”.

O secretário também falou da importância do governo do estado se ater aos dados para ter uma vantagem competitiva. Ele apresentou dados sobre gastos e folha de pagamento do governo estadual, ressaltando a dificuldade de balancear essas contas, mas entende a dificuldade como “uma oportunidade para transformar em oportunidade”.

Secretário Cléverson Siewert também explicou sobre as ações do Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina | Foto: Bruno da Silva/O Município

Siewert também mostrou os objetivos do Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina (Pafisc), que inclui 24 ações, que devem ser realizadas até o segundo semestre de 2024. Dentre as ações, estão o aumento da receita, redução da carga tributária, desburocratização e extinção da Declaração de ICMS e Movimentos Econômicos (Dime). Além disso, o secretário indicou sua vontade de criar um teto de gastos em Santa Catarina, no modelo do que foi implantado pelo ex-presidente Michel Temer em âmbito nacional e que acabou substituído recentemente por um novo arcabouço fiscal proposto pelo governo Lula.

Avaliação do evento

Jorginho Mello falou sobre a importância da participação do governo do estado em eventos deste tipo, para levar até empresários e opinião pública informações sobre a administração.

“Queremos trazer às pessoas como a reforma fiscal que propomos vai alterar as contas do estado. Considero muito importante a transparência. Tivemos uma conversa franca sobre o governo e para que lado está indo o crescimento”.

Governador celebrou participação do governo no evento e destacou que valoriza muito a transparência | Foto: Bruno da Silva/O Município

Presidente da Acibr, Rita Cássia Conte trouxe uma demanda especial para o governo do estado: o não aumento de carga tributária. Ela também comemorou o sucesso do evento.

“Estamos muito gratos pelo prestígio que esse evento e a Acibr têm. O assunto carga tributária é muito espinhoso, mas é importante que a gente esteja por dentro. Houve uma mudança de governo, e esse foi um momento único para os empresários se alinharem ao poder público. Tenho certeza que tivemos um aprendizado muito grande”.

Rita deixou também uma demanda para o governo durante o evento | Foto: Bruno da Silva/O Município

Seis prefeitos estiveram no evento, incluindo os de Brusque, Guabiruba e Botuverá, além do ex-prefeito Ari Vequi, vereadores, deputados, secretários estaduais e lideranças empresariais.

Prefeito de Brusque, André Vechi parabenizou a Acibr pela realização do evento. Para Vechi, a palestra foi uma oportunidade de entender o que pretende o governo do estado.

“Hoje, Santa Catarina e o país passam por um momento difícil. Só o repasse do ICMS para Brusque diminuiu R$ 7 milhões, o que impacta as contas públicas. Conhecer melhor o panorama e os planos do governo do estado tranquiliza o poder público e também a iniciativa privada em relação a investimentos”.


Assista agora mesmo!

Bolo de banana saudável: alternativa deliciosa e prática para sua rotina


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo