Olhar para o futuro de SC: Acibr realiza mais uma edição do Almoço de Ideias, com a presença de governador Jorginho Mello
Secretário do estado da Fazenda apresentou palestra sobre carga tributária
Secretário do estado da Fazenda apresentou palestra sobre carga tributária
A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr) realizou nesta segunda-feira, 29, a 23ª edição do Almoço de Ideias, na Sociedade Esportiva Bandeirante. A principal atração do evento, que contou com a presença do governador Jorginho Mello, de diversas autoridades e quase 400 empresários, foi a palestra “Desafios e oportunidades: um olhar para o futuro de Santa Catarina”, ministrada pelo secretário estadual da Fazenda, Cléverson Siewert.
Na palestra, Siewert destacou as mudanças promovidas pelo governo Jorginho e reforçou que o estado trabalha “para os 7,5 milhões de catarinenses”. “Queremos entender todos os processos para fornecer soluções. Por isso, é importante o governo focado nas pessoas”.
O secretário também falou da importância do governo do estado se ater aos dados para ter uma vantagem competitiva. Ele apresentou dados sobre gastos e folha de pagamento do governo estadual, ressaltando a dificuldade de balancear essas contas, mas entende a dificuldade como “uma oportunidade para transformar em oportunidade”.
Siewert também mostrou os objetivos do Plano de Ajuste Fiscal de Santa Catarina (Pafisc), que inclui 24 ações, que devem ser realizadas até o segundo semestre de 2024. Dentre as ações, estão o aumento da receita, redução da carga tributária, desburocratização e extinção da Declaração de ICMS e Movimentos Econômicos (Dime). Além disso, o secretário indicou sua vontade de criar um teto de gastos em Santa Catarina, no modelo do que foi implantado pelo ex-presidente Michel Temer em âmbito nacional e que acabou substituído recentemente por um novo arcabouço fiscal proposto pelo governo Lula.
Jorginho Mello falou sobre a importância da participação do governo do estado em eventos deste tipo, para levar até empresários e opinião pública informações sobre a administração.
“Queremos trazer às pessoas como a reforma fiscal que propomos vai alterar as contas do estado. Considero muito importante a transparência. Tivemos uma conversa franca sobre o governo e para que lado está indo o crescimento”.
Presidente da Acibr, Rita Cássia Conte trouxe uma demanda especial para o governo do estado: o não aumento de carga tributária. Ela também comemorou o sucesso do evento.
“Estamos muito gratos pelo prestígio que esse evento e a Acibr têm. O assunto carga tributária é muito espinhoso, mas é importante que a gente esteja por dentro. Houve uma mudança de governo, e esse foi um momento único para os empresários se alinharem ao poder público. Tenho certeza que tivemos um aprendizado muito grande”.
Seis prefeitos estiveram no evento, incluindo os de Brusque, Guabiruba e Botuverá, além do ex-prefeito Ari Vequi, vereadores, deputados, secretários estaduais e lideranças empresariais.
Prefeito de Brusque, André Vechi parabenizou a Acibr pela realização do evento. Para Vechi, a palestra foi uma oportunidade de entender o que pretende o governo do estado.
“Hoje, Santa Catarina e o país passam por um momento difícil. Só o repasse do ICMS para Brusque diminuiu R$ 7 milhões, o que impacta as contas públicas. Conhecer melhor o panorama e os planos do governo do estado tranquiliza o poder público e também a iniciativa privada em relação a investimentos”.
Bolo de banana saudável: alternativa deliciosa e prática para sua rotina