Onça-pintada do parque Zoobotânico de Brusque é atendida por veterinários e estudantes
Atendimento é fruto de parceria com a Furb
Atendimento é fruto de parceria com a Furb
Pensando no bem-estar e na saúde da onça-pintada (Panthera onca) Nina, o parque Zoobotânico de Brusque recebeu esta semana professores e acadêmicos do oitavo semestre de Medicina Veterinária, da Universidade Regional de Blumenau (Furb), para atendê-la. Foi realizado exame clínico geral, corte das garras e ultrassonografia.
De acordo com a bióloga do parque, Carla Molleri, Nina é um felino de grande porte e está em idade avançada. “Ela está com 22 anos. De modo que se locomove pouco e não gasta as unhas, que crescem muito e enterram nos coxins (palma da pata). Ela estava com diversas lesões”, explica.
Carla destaca que todos os semestres os estudantes atendem um animal diferente. “Desta vez foi a onça, que recebeu um atendimento bem completo. Outros profissionais foram chamados para auxiliar, como um anestesista e um ultrassonografista”, detalha.
Na mata, a expectativa de vida de uma onça-pintada é de 14 anos.
Educação e pesquisa
Uma das atribuições do zoológico é com a educação e a pesquisa. Por isso, a parceria com a Furb e outras universidades é tão importante. “É uma maneira de contribuir com a formação dos futuros profissionais”, ressalta a bióloga.
Além dos acadêmicos, participaram dos atendimento os médicos veterinários e professores da Furb, Aline Konell, Adil Salomão e a ultrassonografista Bruna Campana. “Agradecemos a todos pelos cuidados, informações e ensinamentos. Os procedimentos foram bem sucedidos e a Nina já está na visitação novamente”, comenta Carla.
Visitas
Com a onça-pintada Nina, o Zoobotânico de Brusque disponibiliza para visitação 57 espécies, sendo 13 répteis, 18 mamíferos e 28 aves. O parque abre de terça a domingo, das 8h às 17h30. E o valor ingresso é R$ 5.
Crianças com menos de cinco anos e adultos acima de 60 não pagam ingresso.