Onda de calor chega ao Brasil nesta semana e temperaturas devem bater recorde histórico; veja previsão para SC

São previstas temperaturas acima dos 40º

Onda de calor chega ao Brasil nesta semana e temperaturas devem bater recorde histórico; veja previsão para SC

São previstas temperaturas acima dos 40º

De acordo com o portal MetSul Meteorologia, uma grande massa de ar quente está chegando em boa parte das regiões do Brasil nos próximos dias. São previstas temperaturas acima dos 40º.

A previsão de temperaturas esperadas para essas semanas devem superar valores médios históricos de temperaturas máximas nas cinco regiões. Ainda segundo o portal, as marcas devem até chamar atenção das autoridades. O pico do calor, em intensidade, deve se dar entre o final desta semana e o começo da semana que vem.

Alguns estados devem atingir marcas próximas ou superiores a 40ºC, por exemplo, o Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão

Defesa Civil

A Defesa Civil do estado de Santa Catarina emitiu um comunicado neste fim de semana alertando sobre a onda de calor.

Já nesta segunda-feira, 18, o ar mais aquecido vindo do norte do país favorece o aumento das temperaturas, principalmente durante as tardes, onde as máximas podem superar os 30°C em praticamente todo o estado. A exceção desta condição fica para a Serra catarinense, onde as máximas permanecem entre 27°C e 29°C.

Apenas na terça-feira, 19, há condições para pancadas de chuva, fazendo com que as temperaturas se mantenham em torno dos 25°C aos 28°C na porção central e entre 30°C e 32°C nas demais áreas.

A partir da quarta-feira, 21, as temperaturas se elevam gradualmente a cada dia. À tarde as temperaturas podem se aproximar dos 38°C no Oeste catarinense e no Litoral Sul, nas demais regiões permanecem em torno dos 35°C.

Nas horas mais quentes do dia, a umidade do ar fica baixa, com valores abaixo de 30%. Há risco para desidratação, insolação e problemas respiratórios. Não se descarta, também, risco de queimadas, principalmente no Grande Oeste.


Veja agora mesmo!

Baiana teve sua carteira assinada pela primeira vez em Brusque aos 34 anos:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo