Onde nasce o Itajaí-Mirim: como o rio é protegido em suas nascentes
Prefeitura de Vidal Ramos realiza ações de conscientização da população
Desta vez, às vésperas do Dia da Água, celebrado neste domingo, 22, o jornal busca entender como o rio é protegido no seu início, nas suas nascentes que ficam em Vidal Ramos.
O responsável pela Defesa Civil do município, Eduardo Techering, afirma que a nascente do rio está bem conservada, em área sem desmatamento. A mata ciliar só deixa de existir na parte urbana do município.
No entanto, a prefeitura tem dificuldades para ter acesso ao local e verificar a preservação. Isso acontece porque a área fica em terreno particular de uma empresa. A última verificação foi realizada com imagens aéreas de 2012, que mostravam a mata do entorno do rio intacta.
A secretária de Turismo e Meio Ambiente de Vidal Ramos, Camila Barni, explica que desde 2015 a prefeitura tenta entrar em contato com os proprietários do terreno por telefone, e-mail, ofícios, mas nunca obteve resposta.
Ciro Groh, blogueiro do Jornal O Município, possui duas estações meteorológicas em terrenos particulares próximos à nascente. Estas famílias têm acesso ao local onde o rio nasce, e consideram o local preservado, sem desmatamento.
De acordo com Carlos Alexandre Reis, diretor da Defesa Civil de Brusque, a área foi visitada há um ano e o local não havia indícios de desmatamento e descarte de lixo ou produtos prejudiciais ao rio.
Em Vidal Ramos, no entanto, as construções podem ser realizadas com pelo menos 30 metros de distância do rio. A prefeitura não faz liberação de licença ambiental. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) é a responsável pela liberação das licenças, e o escritório mais próximo fica em Rio do Sul.
Segundo a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente do município, a exposição teve parceria com a Secretaria de Educação, que levou crianças de quatro escolas municipais do 1º ao 5º ano para entender o impacto do lixo no rio.
Após a exposição, as turmas foram levadas à central de triagem do lixo, para entender como funciona o processo de separação após o descarte.
Além disso, a prefeitura realiza a Semana do Meio Ambiente, quando vários serviços são disponibilizados: recolhimento de embalagens de agrotóxico, lixo eletrônico e uma barreira é colocada no rio para efetuar o recolhimento do lixo.