X
X

Buscar

ONG recebe terreno da prefeitura para construir canil e gatil em Brusque

Arba atende mais de 50 cães e gatos e utilizará terreno concedido pela administração municipal

A Associação Regional de Bem-Estar Animal (Arba) recebeu a autorização da Prefeitura de Brusque para utilizar um terreno de cerca de 700 m² como abrigo dos cães e gatos que atende. A ONG preferiu não tornar pública a localização do terreno, por segurança e para não provocar abandonos nos arredores do local e a consequente superlotação.

De acordo com a presidente da organização, Luanna Meyer, as terras serão cercadas e serão construídos canis e um gatil, além de uma cozinha onde será preparado e armazenado o alimento de alguns animais. “Muitos deles comem apenas uma alimentação natural por serem muito idosos ou doentes”, explica.

Leia também: 
Idosa abandonada em Brusque é acolhida em novo lar, em Tijucas

Com poucos voluntários, programa Mais Alfabetização enfrenta dificuldades

O terreno é de posse do município e está devidamente escriturado. Como nenhuma atividade é desenvolvida no local, foi assinada a autorização precária para o uso da área pública.

“Diante do interesse público e das justificativas apresentadas por esta associação, que cuida dos animais abandonados, o município deu a autorização. Mas se a qualquer momento o município entender que vai precisar utilizar a área, poderá fazer a rescisão unilateral do contrato”, esclarece a diretora da procuradoria-geral de Brusque, Sônia Crespi.

Atualmente a Arba abriga cerca de 50 animais, entre cães e gatos, desde filhotes até animais idosos e portadores de necessidades especiais. A associação aceita os mais diversos tipos de doação, desde rações até produtos de limpeza.

“Estamos precisando principalmente de materiais de construção ou até mesmo de ajuda financeira para que possamos dar início à construção do local o quanto antes”, lembra Luanna.

Arrecadação
A associação iniciou oficialmente seus trabalhos em 2017. Em 11 de agosto, para arrecadação de fundos para a construção das instalações, será realizada a Noite das Sopas, um buffet livre com sopas de diversos tipos e receitas e opção de marmita. Cachorro-quente, doces, cerveja, quentão e refrigerante também estarão disponíveis separadamente. O evento conta ainda com brechó e sorteio de prêmios.

Leia também: 
Brusquense de 10 anos conquista títulos no hipismo

Temperatura deve permanecer alta até quinta-feira na região de Brusque

O evento começa às 20h, no salão da igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Santa Rita, após a missa. O ingresso custa R$ 20 e pode ser adquirido no Crossfit Brusque e nas clínicas veterinárias Biovet, Cãopanheiro e Vita Vet.

Em 10 de novembro será realizado o pedágio pelas ruas do Centro durante o Sábado Fácil, das 7h30 às 12h. A Arba precisa de voluntários que auxiliem na arrecadação para este dia.

“A ARBA ainda é uma associação bastante jovem. Estamos sempre aprendendo a trabalhar melhor para que tudo funcione da melhor forma. Esperamos que todo o nosso trabalho traga resultados positivos”, encerra Luanna.