Ônibus voltam a circular em Brusque na segunda-feira; confira regras de funcionamento
Uma das medidas será a obrigatoriedade do uso do cartão para o pagamento das passagens
Os ônibus vão voltar a circular em Brusque a partir da segunda-feira, 8, mas com algumas medidas para garantir a segurança dos usuários por causa da pandemia de Covid-19.
De acordo com o diretor da concessionária Nosso Brusque, Artur Klann, foi definido entre empresa e prefeitura que as passagens não poderão ser pagas em dinheiro. Assim, usuários que não possuem o cartão-passe precisarão adquiri-lo para utilizar o transporte público. O cadastro pode ser feito no terminal urbano, que já está atendendo nesta quinta-feira, 4, das 8h as 18h, inclusive no fim de semana. A emissão do cartão é gratuita.
“Estamos antecipando isto para que as pessoas possam se programar para que possam ter os cartões na segunda-feira e poderem utilizar o transporte”, explica Klann.
Além disso, os usuários terão que utilizar máscara e não poderão comer e beber dentro dos ônibus. A lotação máxima será de acordo com a quantidade de assentos – as pessoas não poderão viajar em pé.
Pessoas do grupos de risco e pessoas acima de 60 anos não vão poder utilizar o transporte no primeiro momento, como orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Os ônibus vão circular apenas de segunda-feira a sábado. Eles vão passar por uma limpeza mais ostensiva para evitar a proliferação de Covid-19. Álcool em gel também será disponibilizado no terminal e dentro dos ônibus.
A quantidade e o horário das linhas ainda não foram definidos. “A gente vai iniciar de uma forma mais tranquila, mas sabemos que talvez tenhamos que redobrar a quantidade de ônibus em alguns horários e locais, e suprimir outras linhas para atendermos outras, vai depender da demanda. Todos os bairros serão atendidos, com certeza”, garante Klann.
Ele pede para que a população tenha paciência no primeiro momento, já que será um momento de adaptação tanto para os usuários quanto para a empresa.
“Pedimos que a população entenda neste primeiro momento que é tudo muito novo para a gente também. Estamos voltando após 75 dias parado praticamente. Então aos poucos vamos organizando melhor. Com bom senso e empatia, aos poucos, a gente vai conseguir fazer este retorno”, diz.