Operação Anjos da Lei apreende 70 quilos de drogas em Santa Catarina
Mais de 100 pessoas foram detidas e 20 armas foram recolhidas
Mais de 100 pessoas foram detidas e 20 armas foram recolhidas
O desenvolvimento da operação Anjos da Lei na quarta-feira, 13, tirou de circulação 70,2 quilos de drogas em Santa Catarina. Durante a ação, 108 pessoas foram presas por envolvimento com tráfico próximo às escolas. Os números foram divulgados na manhã desta quinta-feira, 14, em Florianópolis.
Ao todo, foram 100 mandados de busca, 84 de prisão preventiva. As ações envolveram a atuação de 403 policiais civis. A operação foi simultânea nos três estados do Sul. Em Brusque, as operações foram conduzidas pelo delegado do Divisão de Investigação Criminal (DIC), Alex Bonfim Reis.
Na avaliação do delegado, o combate ao tráfico de drogas deve ser feito em escala mais ampla no município, e não apenas próximo a escolas, como era o objetivo principal da operação. “Situações como esta acontecem, mas não é algo recorrente na cidade”, resume o delegado.
Para Reis, mesmo que os crimes próximos de instituições de ensino sejam preocupantes, combater a prática e realizar investigações em ambientes variados são essenciais para evitar a influência sobre crianças e jovens.
Ao todo, três mandados foram cumpridos no município, entre eles, um de prisão. Neste caso, o último suspeito foi preso durante esta quinta-feira, no Azambuja. Seis pessoas participaram de um roubo de uma carga têxtil, entre eles um adolescente. (veja abaixo)
Avaliação estadual
Durante a coletiva, o delegado geral adjunto da Polícia Civil de SC, Luiz Angelo Moreira, ressaltou a integração entre os órgãos de Segurança e da área de Educação. Ele coordenou a operação Anjos da Lei no estado.
“A polícia tem sua área de atuação delimitada mas o crime não tem, por isso a importância da troca de informações que a partir de agora será fortalecido com o programa Anjos de Lei, que será contínuo”, destacou.
Na segunda-feira, 18, Educação e Polícia Civil assinarão um termo de cooperação técnica, oficializando a parceria entre as secretarias e o início de um trabalho preventivo. “O programa surge num momento muito significativo para a comunidade escolar”, ressaltou a secretária do Estado da Educação, Simone Schramm. Ela também reforçou a importância diálogo entre pais e alunos para evitar a atuação criminosa.
Balanço dos três estados
Total de ordens judiciais: 609
PR: 124
SC: 184
RS: 301 (DPI 202; Denarc 17; DPM 82)
Total de armas: 169 (armas de fogo e outras)
PR: 72
SC: 20
RS: 77 (DPI 69; Denarc 4; DPM 4)
Total de presos e adolescentes: 311 entre presos e adolescentes (277 presos e 34 adolescentes apreendidos)
PR: 78 (69 + 9 adolescentes)
SC: 108 (103 + 5 adolescentes)
RS: 125 (105 + 20 adolescentes)
Total de drogas: 297 kg de maconha e 11,2 kg de cocaína
PR: 150 kg de maconha; 671 gramas de cocaína
SC: 60 kg de maconha e 10 kg de cocaína
RS: 87 kg de maconha e 560 gramas de cocaína