Operação Veraneio se encerra em Santa Catarina
A operação que é executada em 46 municípios catarinenses chega ao fim
Nesta quarta-feira, 25, às 10h, ocorre a cerimônia de encerramento da Operação Veraneio, no Centro de Ensino Bombeiro Militar, em Florianópolis, que contará com a presença do delegado geral da Polícia Civil, Artur Nitz, e do governador do Estado de Santa Catarina, João Raimundo Colombo.
A operação abrange toda a faixa litorânea e também as áreas de estâncias hidrominerais, desde o extremo oeste do Estado. Ao todo, é executada em 46 municípios catarinenses, sendo uma alfândega, 19 de estâncias hidrominerais e 26 de municípios litorâneos, abrangendo um total de 157 praias.
Balanço Geral
A Operação Veraneio iniciou no dia 4 de dezembro e terminou em 25 de fevereiro. Ao todo, além dos policiais lotados, 321 policiais civis foram convocados para reforçar neste período. Dentre os municípios abrangidos, estavam as cidades de Itajaí, Balneário Camboriú, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Porto Belo e Tijucas. Um trabalho intenso de 4 Diretorias e 14 Delegacias Regionais. Igualmente, policiais civis da Delegacia de Inteligência da Polícia Civil (DIPC), Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic) e das especializadas, como o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), que também prestaram apoio operacional.
Durante o período foram registrados quase 65 mil BO’s, número maior que a Operação Veraneio 13/14. Desses, mais de 8 mil geraram procedimentos. A maior incidência de crimes eram furtos e roubos – com Florianópolis responsável por grande parte, mais de 3 mil -. O número de processos também envolveu crimes hediondos, como homicídio e latrocínio.
Conforme relatório, a Polícia Civil dispôs de um reforço operacional de 22 delegados, 66 escrivães e 233 agentes, no decorrer da Operação. O montante geral de pessoas usadas pela Polícia Civil foi de 1,7 mil profissionais. Foram mobilizados cerca de 1,2 mil guarda-vidas civis e 400 guarda-vidas militares, distribuídos em mais de 280 postos de observação espalhados pelo litoral e interior. A Polícia Militar utilizou um efetivo com mais cinco mil agentes, espalhados por 35 balneários e 22 estâncias hidrominerais.