Operários trabalham na fundação da estrutura da ponte do Rio Branco
Obra iniciou em fevereiro e deve ser entregue até o fim de dezembro deste ano
Obra iniciou em fevereiro e deve ser entregue até o fim de dezembro deste ano
O trabalho de construção da ponte que ligará o bairro Rio Branco ao Dom Joaquim segue dentro do cronograma estipulado pela Secretaria de Obras, diz a pasta. A obra teve início no mês de fevereiro deste ano e está na fase de fundação da estrutura.
Leia também: Brusque receberá a tocha olímpica, mas chama não irá percorrer o município
O engenheiro de fiscalização da prefeitura, Rafael Lopes de Lima, afirma que a fundação de uma das margens já está concluída e que agora os equipamentos estão perfurando o solo do outro lado, no bairro Rio Branco. A expectativa é concluir esta fase até o fim do mês para dar início à etapa mais demorada da obra, que é a montagem dos pilares e das vigas.
Toda a estrutura é feita nas margens do rio, para em seguida, ser lançada com guindaste. A construção da nova ponte é ao lado do pontilhão existente na rua Maximiliano Furbringer. Durante os trabalhos, a passagem atual continua liberada para uso da comunidade local.
“A obra da ponte está dentro do nosso cronograma, faltam algumas vigas para serem concretadas nas próximas semanas, mas tudo segue dentro da normalidade”, diz.
De acordo com Lima, a principal dificuldade na execução da ponte é que os trabalhos são realizados muito próximos do rio Itajaí-Mirim, e dependendo de seu nível, os trabalhadores não conseguem executar o serviço. “A única dificuldade é quando chove que inviabiliza o trabalho na margem. A gente tem algumas atividades que são escavações do lado do rio e agora como o rio está um pouco alto, não dá para trabalhar nesse serviço específico, mas são questões relativas ao nível do rio mesmo”.
O acesso terá 90 metros de extensão, oito metros de largura, com vão livre de 40 metros, ou seja, sem nenhum pilar dentro do rio. Antes do início da obra, o projeto sofreu adequações: a ponte ficou 1,5 metros mais alta, como forma de garantir a segurança da população em períodos de cheia. O engenheiro afirma que essa modificação é simples e que não acarretou problemas no cronograma.
A previsão de término da obra é dezembro deste ano. Lima acredita que o prazo deverá ser cumprido e que no início do próximo ano, a estrutura já deverá estar em uso.
A obra
A obra, denominada como Ponte do Rio Branco sobre o rio Itajaí Mirim, foi viabilizada por meio de recursos do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam), do governo estadual. A empresa executora vencedora da licitação é a Pacopedra Pavimentadora e Comércio de Pedras Ltda. O custo total dos serviços é de R$ 3.387.143,97.