Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

OPINIÃO: “Precisamos buscar formas de aumentar nossa moral”

Página 3

Bastidores da política e do Judiciário, opiniões sobre os acontecimentos da cidade e vigilância à aplicação do dinheiro público

OPINIÃO: “Precisamos buscar formas de aumentar nossa moral”

Página 3

É preciso manter a sanidade

Infelizmente nesta semana tivemos muitas notícias tristes. A começar pelo recrudescimento da pandemia. Aqui em Brusque chegamos a ter 162 novos casos em um dia (segunda-feira) e contabilizamos 152 mortes até ontem. Estamos vivendo o pior momento com o esgotamento dos leitos de UTI. Também divulgamos o aumento da variante do vírus em Santa Catarina, com 21 casos registrados até agora, sendo que destes 2 são aqui no Vale do Itajaí.

E não bastasse toda esta carga de realidade ainda precisamos assistir a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, de anular os casos de Lula relacionados à Lava Jato, colocando em cheque a quase inexistente credibilidade na Justiça brasileira. 

Estes fatos, que fogem à nossa compreensão e nos deixam inconformados estão cada dia mais fazendo parte de nossa vida, no contexto de nossa sociedade e mais do que nunca precisamos buscar novos ângulos e atitudes para seguir em frente.

Vivemos um momento de guerra que mudou e ainda vai mudar muito a nossa vida. Como em toda guerra, não temos todos os recursos necessários. Faltam leitos, vacinas. Contabilizamos diariamente mortos e feridos. Nossa economia está fragilizada e convivemos ora com escassez ora com aumento abusivo de preços de mercadorias. E, como agravante, vimos nossos generais se digladiando por poder, por dinheiro, por ideologia.

Vivemos um momento de guerra que mudou e ainda vai mudar muito a nossa vida. Como em toda guerra, não temos todos os recursos necessários

E nós que estamos na trincheira vendo e vivendo tudo isso precisamos prioritariamente buscar sanidade, buscar equilíbrio para nos manter lúcidos e saudáveis mesmo cercado por situações abomináveis. 

O primeiro passo é entender o conceito de saúde. Ele pode ser definido como bem-estar físico, mental e social. Com a pandemia todas as orientações e ações são no sentido de preservar nossa integridade física, mas o isolamento e as medidas restritivas vêm potencializando problemas mentais e sociais.   

Por este motivo, é preciso buscar formas de nos proteger desta situação e buscar novas fontes para recarregar e aumentar nossa moral, formas de fortalecer nossa saúde emocional e social.

Neste sentido, o jornal O Município lançou esta semana o especial “Elas em Evidência”, que desde segunda-feira trouxe temas que abordam estas questões. 

Mesmo sendo um especial voltado para o Dia Internacional da Mulher, as lives foram ricas em conhecimentos e experiências para todos os públicos, nos convidando a conhecer e repensar este momento de nossas vidas.

O colunista André Groh conduziu as entrevistas, que teve na estreia a psicóloga Geneci Suave e a professora de Ioga Renata Appel, abordando o tema Saúde Mental. Na terça foi a vez das médicas Marina Zendron e Sulamita Okayama falar sobre saúde, sexo e autoestima. Na quarta a pauta foi estética com a médica Nadine Vandresen e Isa Nascimento. E fechando a série com chave de ouro ouvimos lições de empreendedorismo com as empresarias Rita Conti e Renata Sartori. Em todas estas entrevistas foram deixadas mensagens de motivação, superação e esperança. 

Todo este material continua disponível em nossas redes sociais, no Instagram (@omunicipiobrusque) e Facebook (omuniciopiobrusque) e pode ser um bálsamo neste ambiente de enfermidade, nos ajudando a fortalecer nossa mente e preparando nosso espírito para mais uma rodada de combate nesta guerra biológica e política.

 

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo