OPINIÃO: Prefeitura de Brusque precisa aprimorar site de agendamento para não desestimular vacinação
Leitores do jornal O Município tem reclamado, com certa frequência, da instabilidade e dificuldade de acessar o site disponibilizado para agendamento da vacinação em Brusque. Via de regra, sempre que a abertura do agendado é divulgada, em alguns minutos já há reclamações de que o site está fora do ar ou que a página responde […]
Leitores do jornal O Município tem reclamado, com certa frequência, da instabilidade e dificuldade de acessar o site disponibilizado para agendamento da vacinação em Brusque.
Via de regra, sempre que a abertura do agendado é divulgada, em alguns minutos já há reclamações de que o site está fora do ar ou que a página responde de forma lenta.
Em outros casos, a reclamação é de que o site cai durante o processo de agendamento.
Nesta semana, a prefeitura divulgou que o sistema de agendamento para a vacinação contra a Covid-19 foi aprimorado na última semana, ampliando a capacidade para recebimento de até 1,5 mil acessos simultâneos.
Na prática, é pouco, levando em conta o grau de interesse da população da faixa etária atual, de 35 anos.
Há alguns exemplos, com base no site do jornal O Município, que demonstram a necessidade de aumentar essa capacidade, sob risco de desestimular aqueles que buscam a imunização.
No dia em que foi divulgada a abertura da vacinação para 35 anos, por exemplo, somente no site de O Município foram quase 15 mil acessos, em poucas horas, de pessoas interessadas em obter informações sobre a imunização.
Fica claro que esse grau de interesse é incompatível com a capacidade máxima de 1,5 mil acessos simultâneos.
Aqui no jornal, por exemplo, o site é aprimorado para comportar, sem quedas, até 10 mil acessos simultâneos, número já registrado em algumas oportunidades, sem qualquer intercorrência.
Portanto, parece necessário que o governo monitore a situação e aprimore o site de agendamentos. Isso seria mais um estímulo à população para que se vacine.
Na atual conjuntura, com quedas, instabilidades e demora para executar o processo, é possível que haja até desistência daqueles que, a princípio, estariam interessados na imunização.