Ordem de serviço para obra na cratera do Tigipió é assinada
Documento foi assinado na manhã desta quinta-feira, em São João Batista
Depois de dois anos desde a formação da cratera às margens do Rio Tijucas, no quilômetro 166, da SC-108, que une os municípios de São João Batista e Major Gercino, a ordem de serviço para recuperação da via foi assinada na manhã desta quinta-feira, 5, pelo governador Carlos Moisés da Silva.
“Vencemos mais uma etapa. Depois de muito trabalho, reuniões, audiências públicas e documentos assinados, finalmente a ordem de serviço para o início das obras de recuperação foi assinada e a obra sairá do papel”, comemorou o deputado estadual Altair Silva
O governador esteve em São João Batista para o ato, que teve a presença de autoridades e da comunidade, que visitaram a cratera e seguiram para assinar a ordem de serviço, em cerimônia realizada na comunidade batistense.
“Não gostaríamos de ter que comemorar isso. Foi difícil, mas hoje os municípios do Vale do Rio Tijucas podem ter a certeza de que a obra vai iniciar nos próximos 20 dias”, comentou Altair.
Carlos Moisés disse que nenhum local do Estado está esquecido. “Nós estamos pensando projetos para todo o Estado”, afirmou o governador. O prefeito de São João Batista, Daniel Cândido, pontuou que a obra “é essencial para toda a região pois transitam milhares de pessoas todos os dias. É um momento importante para a nossa região”.
A partir de agora, a empresa contratada, que é de Brusque, já pode começar os trabalhos. Terraplanagem Augusto, vencedora da licitação, apresentou o menor preço, R$ 2,26 milhões. O anúncio foi feito no dia 15 de agosto, em Florianópolis. A expectativa é de que as obras iniciem ainda em setembro e possam ser concluídas em até 180 dias.
A recuperação na SC-108 inclui serviços de terraplanagens, pavimentação, drenagem, obras de arte correntes, sinalização e obras complementares, entre elas o fornecimento de materiais asfálticos, para contenção em três pontos da rodovia.
A cratera
Formada em junho de 2017 após uma enxurrada, a cratera tem aproximadamente 50 metros e fica próxima ao Distrito de Tigipió, onde residem aproximadamente dois mil moradores, que trafegam diariamente pelo trecho. Além do mau estado do pavimento asfáltico da via, especialmente na área da cratera, a rodovia apresenta problemas de conservação e mato alto nos acostamentos, falta de sinalização e iluminação.
A SC-108 serve de rota para o escoamento da produção agrícola local e também como via de acesso aos municípios de Major Gercino, Angelina, Anitápolis, Rancho Queimado, Alfredo Wagner e Leoberto Leal, representando uma importância regional.