X
X

Buscar

Organização anuncia mudanças na programação do Dia Nacional da Construção Social

Atividades de ação social ocorrem no dia 18 de agosto, no Sesi. Evento contará com torneio de futebol

Brusque será uma das três cidades catarinenses a realizar ações durante o Dia Nacional da Construção Social, em 18 de agosto, no Centro Esportivo do Sesi. Neste ano, a organização decidiu cancelar as palestras do chamado “momento empresarial”. O motivo foram as baixas adesões dos últimos dois anos da atividade. Os recursos foram reaproveitados para realização de um torneio de futebol.

A competição é uma das novidades deste ano no evento. Ela terá oito equipes, sendo que a primeira e segunda colocadas serão premiadas com entrega de troféu e medalhas para os competidores. As partidas ocorrem entre 13h e 17h.

“É um momento importante de confraternização entre os trabalhadores. Muitas vezes, em uma obra, os eles acabam não conseguindo se conhecer e interagir”, resume o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), Izaias Otaviano, que organiza o evento, junto ao Sindicato das Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Brusque (Sinduscon).

Para ele, a atividade reforça o foco do evento nas famílias ligadas à categoria. Destaca a atenção dada à saúde do trabalhador e a conscientização realizada com as crianças, durante as atividades variadas ao longo da tarde.

Momento de dificuldade
Na avaliação do presidente do Sinduscon, Fernando José de Oliveira, a mudança deve se refletir no número de participantes do evento. Ele estima que as alterações sirvam de incentivo para uma participação maior de trabalhadores nesta edição. Cerca de 3 mil pessoas devem acompanhar as atividades.

Com o esporte coletivo, acredita que a edição contará com mais participantes, em comparação aos anos anteriores, além da mobilização das famílias. Segundo ele, além do alto custo e o baixo movimento das palestras do momento empresarial, as dificuldades enfrentadas pelo setor, também foram decisivas para a mudança da programação.

De acordo com ele, o momento vivido pelo setor da construção civil dificulta a organização de eventos e se reflete nas atividades desenvolvidas. “A gente não dispõe de uma grande quantidade de recursos, eles são bem escassos. Sentimos que neste ano cidades como Joinville e Blumenau, que também realizam o evento, estão com dificuldades”.

Para ele, o engajamento das empresas do município são importantes para manter o Dia da Construção Social. Parte dos produtos utilizados são de doações feitas à organização. Apesar da colaboração, o panorama também reduziu o número de brindes a serem distribuídos durante a iniciativa.  Até o início desta semana, não havia uma definição de quantos serão, mas o foco das premiações devem ser bicicletas e kits de ferramentas, segundo o dirigente.

Atividades para toda a família
Neste ano, o evento traz como foco o tema “O futuro dos nossos filhos”. O público infantil e familiar terão ações especiais ao longo do dia. Entre as oficinas ministradas, estarão temas como robótica, personalização de bolsas e camisetas, stêncil, maquetes e confecção de sabonetes. O Sesi também manterá o Sesi Ciência, enquanto o Senai terá atividades de oficina.

Durante as atividades, os visitantes poderão participar de iniciativas voltadas à saúde, lazer e cidadania, entre exames, orientações e prestação de serviços. Em um dos momentos, os trabalhadores e seus familiares também recebem orientações sobre segurança no ambiente de trabalho.

Para organizar toda a programação, equipes das entidades começaram a se mobilizar ainda em fevereiro deste ano. Diretor regional da unidade do Sesi, Roberto Zen, destacou a importância do evento na aproximação entre os trabalhadores do setor.

De acordo com ele, a persistência das entidades envolvidas é importante para a continuidade do evento. “Trabalhamos junto com a indústria, junto com os trabalhadores, para que nossos indicadores melhorem. Cada vez que temos um acidente a menos, uma condição de educação melhor, nós estaremos dando condições para que eles se estabeleçam no mercado e ajudem as indústrias a serem mais competitivas”.

Programação
Dia: 18 de Agosto, no Centro Esportivo Sesi
Horário: 13h às 17h

Cidadania
Corte de cabelo masculino
Maquiagem
Manicure
Sombrancelha
Prevenção de Acidentes de Trabalho
Informações sobre projetos governamentais

Saúde
Ajuste e limpeza de lentes
Aferição de pressão arterial
Orientações sobre gestação
Avaliação física/Teste de glicose
Orientação nutricional
Saúde auditiva

Oficinas
Robótica
Sesi Ciência
Senai
Personalização de bolsas/camisetas
Sabonetes glicerados
Stêncil
Maquete

Lazer
Escultura de balão
Pintura facial
Personagens
Brinquedos infláveis
Rapel
Chute ao gol
Circuito motos (crianças de até 9 anos)
Brinquedoteca
Cachorro-quente
Refrigerante