Órgãos discutem segurança para dia da eleição em reunião no Fórum de Brusque
Utilização de celular pelos eleitores foi um dos assuntos do encontro
Utilização de celular pelos eleitores foi um dos assuntos do encontro
Órgãos envolvidos na organização das eleições de outubro se reuniram para discutir a segurança do pleito no Fórum de Brusque, nesta quarta-feira, 21. Os juízes responsáveis pelas duas zonas eleitorais da região, Edemar Leopoldo Schlösser e Frederico Andrade Siegel, representantes das Polícias Civil e Militar, Guarda Municipal de Trânsito, Ministério Público e chefes de cartório participaram do encontro.
A reunião serviu para os órgãos padronizarem as posturas no dia da eleição. Entre outros pontos, os representantes definiram como serão realizados termos circunstanciados em caso de crime eleitoral, propaganda indevida e utilização de celulares na cabine de votação.
A utilização do celular na seção foi bastante comentada, já que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda a entrega dos aparelhos para os mesários antes de se dirigirem à urna. Quem utilizar o celular durante a votação pode ser detido, já que é proibida a veiculação de imagens no ato do voto.
O juiz Edemar destacou a importância da utilização de bom senso para garantir o direito constitucional de voto de todos os eleitores. Apesar da polarização que se prevê para a eleição presidencial, pelo histórico, ele acredita que não haverá grandes problemas em Brusque, Guabiruba e Botuverá durante o pleito.
A Polícia Militar recebeu dos chefes de cartório os endereços de todos os locais de votação para que a guarnição organize rondas no dia da eleição. A GTB também estará dando apoio.
Comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar de Brusque, o tenente-coronel Heintje Heerdt se comprometeu a repassar aos policiais militares a importância de um trabalho isento nas eleições. Apesar de admitir uma afinidade de uma parte dos PMs com o presidente Jair Bolsonaro, ele deixou claro que não percebe um clima hostil nem dentro da corporação, nem na comunidade em geral.
Na reunião, também foi definida a postura em relação à remoção de veículos plotados dentro ou nos arredores das seções e sobre transporte irregular de eleitores, principalmente em áreas mais afastadas.
No domingo da votação, a partir das 8h, as ruas Carlos Appel e Humberto Mattiolli, onde fica o cartório eleitoral de Brusque, estarão fechadas para facilitar o acesso das autoridades ao local. A GTB ficará responsável por organizar o trânsito na área.
– Assista agora:
Saiba como deixar seu quarto moderno e confortável