X
X

Buscar

Órgãos públicos de Brusque são capacitados para atendimento a vítimas de abusos sexuais

Savs será lançado oficialmente na semana que vem

A Secretaria de Saúde de Brusque realizou na manhã de ontem a última capacitação antes da implantação do Serviço de Atenção Integral as Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savs). O programa que será lançado e apresentado na próxima semana têm por objetivo acolher pessoas, de qualquer idade e gênero, vítimas de abusos sexuais.

O encontro desta semana foi direcionado as entidades chamadas intersetoriais, que vão interagir diretamente com o Savs, repassando casos ou dando suporte nos atendimentos. Participaram do encontro representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Samu, Instituto Geral de Perícias, Defensoria Pública, Conselho Tutelar, Creas, além de técnicos da Secretaria de Saúde.

Outras três capacitações já foram realizadas desde o começo de outubro. Primeiro com as equipes das Unidades Básicas de Saúde, depois com os médicos rede municipal e, ainda, com os servidores da Policlina Central.

O lançamento do programa será na terça-feira, 29, a partir de 9h, no auditório da Uniasselvi. Irão participar do encontro, na qualidade de convidados palestrantes, representantes dos setores da segurança pública, judiciário e ainda, técnicos do mesmo serviço que já funciona na cidade de Blumenau.

O Savs foi um serviço pensado pela Secretaria de Saúde para unificar o atendimento às vítimas de violência sexual. O objetivo é permitir que elas encontrem tudo o que precisam para serem acolhidas em um só lugar, evitando, por exemplo, uma peregrinação de lugar em lugar, já que é necessário acessar serviços jurídicos e de saúde.