Orkut – utilidade pública
Nada como um bom link para complementar a conversa impressa da última sexta-feira.
Então, você que também ficou triste com a notícia do encerramento do Orkut e, em seguida, sentiu um certo desespero por ter que baixar suas fotos uma a uma, na unha, para não perdê-las de vez em setembro, vamos à boa notícia: tem um jeito mais fácil de fazer um backup geral.
Aprendi em uma matéria do site da Folha de S.Paulo (aqui), mas como o site da Folha é meio regulão, fica o resumo. E a imagem aí acima.
– Logue-se no Orkut.
– Usando o mesmo navegador, entre aqui.
– O Takeout – que é um produto Google, não precisa ter medo de usar – já vai oferecer para fazer o backup do Orkut para você, compactar e avisar/passar o link por email, caso você não queira esperar o fim do processo para baixar o arquivo gerado direto da página. Você só precisa clicar em “criar arquivo”. Demora um pouquinho.
– No arquivo, você vai ter suas fotos, selos, scraps, depoimentos e participações em comunidades. As pastas criadas não têm nomes muito amigáveis… a partir daí, você pode organizar tudo melhor, dependendo da sua disposição.
Pelo menos uma parte do passado está salva! Pena que o Orkut tenha optado por deletar toda e qualquer participação de quem se orkuticidou… deixando conversas interessantes bem desfalcadas, quando não incompreensíveis.
Mas… ok, vamos sobreviver!