X
X

Buscar

Orquestra Philarmonia Brusque realiza campanha para arrecadar instrumentos

Objetivo da ação é ampliar acervo de itens ofertados aos alunos durante o projeto de formação musical

Com o objetivo de ampliar o acervo, a orquestra Philarmonia Brusque criou uma campanha para doação de instrumentos e já arrecada itens desde o início de julho. A ação começou após a orquestra iniciar um projeto de formação de novos instrumentistas em parceria com a Escola de Educação Básica Santa Terezinha.

Por não dispor de recursos para adquirir todos os instrumentos necessários, a campanha foi realizada para arrecadar os itens para os 30 alunos matriculados nesta primeira etapa do projeto.

As aulas começaram no dia 2 de julho e a princípio são destinadas somente aos alunos da escola. A orquestra busca instrumentos como violas de braço, violinos, violoncelos, flautas transversais e estantes de partitura.

“Esta campanha visa inicialmente arrecadar instrumentos que estejam em posse de muitas famílias e que não estão sendo usados no momento, mas também ampliamos para a doação de instrumentos novos”, explica o diretor musical, Sérgio Luiz Westrupp.

Como doar

A Associação Artístico Cultural Philarmonia Brusque, entidade mantenedora da Orquestra Philarmonia Brusque, já adquiriu dois violinos 3/4. Além disso, também recebeu a doação de um violino 1/2e três violinos 4/4 usados e que pertencem a músicos da própria orquestra.

“Já recebemos a intenção de doação de mais dois violinos por parte de grupos de amigos de integrantes da orquestra e apoiadores de nossos eventos. Ao final deste ano será feita uma prestação de contas pública com a divulgação de todos os benfeitores e uma apresentação de encerramento com a participação destes alunos iniciantes”, justifica.

De acordo com o responsável pela orquestra, os instrumentos a serem doados precisam apresentar o corpo do instrumento intacto. “Os demais detalhes como ajustes e manutenção poderão ser solicitados pela Philarmonia Brusque aos luthiers conhecidos de nossos integrantes”, diz. Os luthiers são profissionais especializados na construção ou em reparos de instrumentos com cordas.

Os interessados em participarem desta campanha podem entrar em contato direto com a Philarmonia pelo Instagram @philarmoniabq ou pelo WhatsApp (47) 99177 9398, falar com Sérgio. Segundo ele, o contato inicial é para fazer o alinhamento de como a pessoa deseja fazer a doação, além de analisar o estado do instrumento e demais encaminhamentos como a disponibilização de orçamentos das lojas musicais de Brusque e sugestão de marcas.

Formação musical

A orquestra iniciou o projeto de formação musical e orquestral de crianças e jovens da comunidade. A ação começou na Escola de Educação Básica Santa Terezinha com os alunos que já são atendidos pelo professor Sérgio com formação musical inicial nas aulas de artes dentro do currículo escolar.

A direção musical da orquestra e a coordenação pedagógica deste projeto de formação musical são de responsabilidade de Sérgio, que possui uma longa trajetória profissional e um reconhecimento da comunidade acerca do trabalho realizado.

“Esta decisão visa fortalecer os vínculos sociais entre os participantes e otimizar o aprendizado de sala de aula, bem como a construção de uma cultura musical na comunidade”, diz o músico.

A intenção do projeto é, a partir de meados de agosto, após os alunos receberem atendimento de forma sistematizada e organizada, disponibilizar vagas para os demais interessados de toda a comunidade. As divulgações serão realizadas no Instagram @philarmoniabq ou pelo WhatsApp do diretor musical.

“Todos os que quiserem fazer o contato desde já serão atendidos e serão incluídos em uma relação de alunos da segunda etapa que deve iniciar no final de agosto. Como este projeto envolve uma organização muito delicada e o uso de um espaço público, todas as ações precisam ser organizadas de forma muito responsável para que não haja prejuízo para nenhuma das instituições apoiadoras”, pontua.

Atualmente, a orquestra conta com um grupo de 19 integrantes. Segundo o professor, a expectativa é que em dois anos a cidade tenha um novo cenário instrumental com a manutenção do projeto de formação musical.