Alguns esportes deixaram têm se transformado em um verdadeiro espetáculo que movem multidões. Além de atividades como o futebol, o basquete e o golfe, outras modalidades têm se destacado. O MMA (Mix Martial Arts), o boxe, o tênis e o futebol americano também concentram altos montantes pagos para os desportistas. Para acompanhar quais são os atletas que mais fizeram dinheiro em 2018 basta acompanhar os próximos parágrafos.
A Forbes publicou em 2018 sua lista com os 100 atletas mais bem pagos do mundo. Com base nesta seleção é possível analisar quais modalidades têm se destacado, e quais desportistas estão faturando mais.
Gerenciar tanto dinheiro também pode ser um problema. São diversas questões que envolvem administração, contabilidade, leis e afins. Inclusive, é comum encontrar exemplos de atletas que faliram por falta de uma gestão eficiente.
Para a lista dos atletas que mais faturaram em 2018 alguns quesitos como salários, contratos de publicidade e prêmios foram considerados. Ao invés de repetir toda a lista da Forbes com os 100 atletas que mais faturaram, a seguir será possível encontrar as dez primeiras colocações. Os valores serão apresentados em dólar americano.
10- Matthew Stafford
Modalidade: futebol americano
Faturamento: $59.5 milhões
País de origem: Estados Unidos
9- Matt Ryan
Modalidade: futebol americano
Faturamento: $67.3 milhões
País de origem: Estados Unidos
8- Stephen Curry
Modalidade: Basquete
Faturamento: $76.9 milhões
País de origem: Estados Unidos
7- Roger Federer
Modalidade: Tênis
Faturamento: $77.2 milhões
País de origem: Suíça
6- LeBron James
Modalidade: Basquete
Faturamento: $85.5 milhões
País de origem: Estados Unidos
5- Neymar
Modalidade: Futebol
Faturamento: $90 milhões
País de origem: Brazil
4- Conor McGregor
Modalidade: MMA
Faturamento: $99 milhões
País de origem: Irlanda
3- Cristiano Ronaldo
Modalidade: Futebol
Faturamento: $108 milhões
País de origem: Portugal
2- Lionel Messi
Modalidade: Futebol
Faturamento: $111 milhões
País de origem: Argentina
1- Floyd Mayweather Jr.
Modalidade: Boxe
Faturamento: $285 milhões
País de origem: Estados Unidos
Na lista da Forbes, vale citar o trabalho de Floyd Mayweather Jr. Ele tem sido um grande destaque do boxe nos últimos anos. Depois de sua vitória contra Conor McGregor ele ficou ainda mais famoso e também mais de $100 milhões de dólares mais rico, o que explica bem a sua colocação no primeiro lugar desta multimilionária lista.
Lionel Messi e Cristiano Ronaldo também não podem deixar de serem lembrados. Além de estarem quase sempre nomeados para concorrer à melhor jogador do mundo, os dois jogadores apresentam um acúmulo surreal de faturamento.
Em tempos de maior alcance da internet e do aumento do uso de vídeos nos meios digitais, as marcas cada vez mais têm se apropriado de atletas para aparecerem. Por isso, os contratos de publicidade representam grande porção no faturamento dos esportistas. A interação do público diretamente com os atletas via redes sociais também tem sido explorada para promover produtos e serviços das empresas patrocinadoras.
Independente da modalidade, os atletas cada vez mais têm superado suas próprias marcas financeiras. O que os fãs esperam é que eles continuem dando espetáculo por muito mais tempo.