O uso do celular dirigindo ao mesmo tempo um carro compacto, uma picape, uma van, um ônibus ou qualquer veículo Peugeot ou de outras fábricas, representa um hábito muito perigoso, porque a atenção no trânsito some e é quando acontecem os acidentes, muitos deles até fatais…
Uma simples distração ao volante pode acabar em um desenlace trágico. É verdade que os telefones celulares ocupam um espaço enorme na vida das pessoas, mas isso não é justificativa para continuar usando o celular enquanto dirigem carros Peugeot, ou van ou ônibus, transportando passageiros!
Mesmo sabendo que o uso do celular é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde o ano de 1997, é possível ver a muitos motoristas checando mensagens ou enviando áudios. Alguns inclusive usam fones de ouvido, achando que por não terem o celular na mão, não serão multados e não sofreram um acidente. A mesma lei proíbe o uso de fones de ouvido, pois o motorista deve ter toda a sua atenção voltada para o trânsito.
Situações perigosas que podem acontecer se fizer uso do celular enquanto dirige
Nunca está demais insistir sobre a necessidade de prestar toda atenção na estrada quando estiver dirigindo, porque uma distração de um segundo pode provocar um acidente. Algumas das situações perigosas que podem acontecer se você estiver fazendo uso de celular e dirigindo ao mesmo tempo um dos carros da Peugeot ou de alguma outra marca:
- Só o fato de olhar para o celular para checar se chegou alguma mensagem faz com que o motorista tire os olhos da estrada e, mesmo sendo por um segundo, ele perderá a visualização dos outros veículos, dos ciclistas e até dos transeuntes. Além disso é possível que o motorista não perceba o sinal e avance com luz vermelha, provocando um acidente que pode ser fatal.
- Usar o celular não vai permitir que o motorista consiga manter uma distância prudencial em relação ao carro que vai na sua frente para poder reagir imediatamente diante de qualquer problema no trânsito. Olhar para o celular evitará que o motorista possa frear no tempo certo ou que consiga desviar diante de qualquer obstáculo.
- O uso do celular faz com que o motorista perca o controle do volante e acabe mudando de faixa sem perceber. Mesmo dirigindo, por exemplo, um Peugeot novo com modalidade de cruzeiro, o alerta não dará o tempo suficiente para poder reagir imediatamente, evitando sofrer algum acidente.
- Quando o motorista não tem atenção na estrada por causa do uso do celular, pode ter reações como frear bruscamente, provocando uma batida com o carro que vem logo atrás. Isso pode acontecer porque, ao não prestar atenção no trânsito, o motorista pode achar que ia acontecer um acidente justamente por estar distraído com o celular.
- Ter a atenção voltada para o celular faz com que o motorista não veja os sinais de trânsito, tão importantes para evitar acidentes. Também deixará de notar quando surge na sua frente uma curva pronunciada ou se houve uma batida mais na frente ou um engarrafamento.
- Ficar ouvindo mensagens no celular impede que o motorista possa ouvir os sons de tudo aquilo que está acontecendo ao redor do carro e isso é muito importante para evitar surpresas desagradáveis.
- A visão periférica do motorista diminui muito quando está usando o celular. Essa visão é fundamental na hora de dirigir, pois é necessário prestar atenção na estrada, mas também em tudo o que está acontecendo ao redor.
- O uso do celular impede que o motorista perceba quando está chegando a um cruzamento. A maioria das batidas em cruzamentos acontecem justamente por causa do celular!
- A capacidade de atenção diminui completamente com o uso do celular, pois a mente está ocupada com aquilo que está ouvindo ou lendo, e a concentração no ato de dirigir desaparece. Os motoristas acham que podem controlar a situação, mais os acidentes provam que não é bem assim.
- Atropelamentos também acontecem por causa do uso de celular, e é sempre pelo mesmo motivo: a falta de atenção no trânsito e a consequente diminuição de reação.