Outono deste ano será mais chuvoso em Brusque e região

Previsão de meteorologistas é em decorrência da manutenção da influência do El Niño

Outono deste ano será mais chuvoso em Brusque e região

Previsão de meteorologistas é em decorrência da manutenção da influência do El Niño

Responsável pela transição entre o verão e o inverno, o outono começou oficialmente no dia último dia 20, e segue até 20 de junho. A previsão dos meteorologistas é de que, durante esse período, as chuvas sejam mais intensas dos que as registradas na mesma estação dos anos anteriores, como foi na Sexta-feira Santa, 25.

A região do Vale do Itajaí e o restante do estado, segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Gilsânia Cruz, ainda estarão sob influência do fenômeno El Niño, entretanto, com menos intensidade do que a registrada no verão.

“Não conseguimos quantificar o volume de chuva que cairá, mas sabemos que o outono será mais chuvoso do que o normal. Teremos chuvas acima da média. Isso porque ainda estaremos com a influência do El Niño”, garante a meteorologista.

Diferente da chuva, que estará acima da média, a temperatura será a mesma dos anos anteriores. Gilsânia afirma que em abril as massas de frio iniciam, porém, o frio mais intenso ocorre a partir de maio.

Temperatura

Para Brusque e região, o meteorologia Ronaldo Coutinho prevê mínimas entre 15 e 20 graus e máximas entre 25 e 30 graus. Embora a temperatura esteja mais amena, ele ressalta que podem ocorrer máximas acima de 30 graus em determinados dias.

“Não é raro chegar em 32 graus, mas isso é mais em abril. Em maio já não é tão comum”, afirma Coutinho. “Em relação a 2014 e 2015, vai ser um outubro mais típico neste ano, teremos mais dias agradáveis. Abril ainda puxará um pouco para o calor, mas maio já será mais frio”, completa.

De acordo com o meteorologista, outra característica da região que retorna com a chegada do outono é o nevoeiro. A partir de abril, afirma Coutinho, o fenômeno passa a ser mais frequente na região.

Mais cedo

Mesmo que oficialmente o outono tenha iniciado no dia 20 deste mês, Coutinho diz que, em relação às características da temperatura, a estação chegou mais cedo neste ano: no fim de fevereiro.

“Do fim de fevereiro até agora tivemos menos dias quentes. Fez calor, mas poucos dias foram calores exagerados. Março foi mais confortável do que o normal. Isso significa que o outono começou mais cedo”, explica.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo