X
X

Buscar

Outubro Rosa: “Apesar da doença, com o sofrimento que ela causa, eu sou feliz hoje”

Nome: Edi Liane Vailati Idade: 55 anos Bairro: Jardim Maluche Ocupação: Aposentada Em maio de 2017, Edi tinha uma rotina agitada, em meio ao trabalho, estudos e atividades físicas. Até que começou a sentir que a barriga dela estava inchada. Após exames, descobriu que tinha câncer de ovário, com metástase no fígado e mediastino. “Primeira […]

Nome: Edi Liane Vailati
Idade: 55 anos
Bairro: Jardim Maluche
Ocupação: Aposentada

Em maio de 2017, Edi tinha uma rotina agitada, em meio ao trabalho, estudos e atividades físicas. Até que começou a sentir que a barriga dela estava inchada. Após exames, descobriu que tinha câncer de ovário, com metástase no fígado e mediastino.

“Primeira coisa que pensei era que ia morrer. Mas o pior foi contar para a família, ainda mais para a minha filha. Não queria causar sofrimento. Porém, o câncer não é o fim, a Rede Feminina me mostrou isso”, explica.

Então, ela fez três cirurgias: duas particulares e uma pelo SUS. Até hoje continua o tratamento com quimioterapia, no Hospital Santo Antônio, em Blumenau.

Casada e mãe de uma filha, Edi conta que a família é um pilar muito importante. O desafio, para ela, é aprender a conviver com a doença. As partes boas, como a realização do sonho de ser avó após o nascimento do neto, são enaltecidas.

“Já chorei muito nesse tratamento, mas procuro não me abater. Eu procuro não transmitir tristeza. Eu viajo, vou em festas, danço. Passei muito mais a viver, a valorizar os amigos e me afastar do me faz mal”, diz.

Hoje, Edi vive com mais intensidade e agradecimento. “Eu quero ser exemplo de determinação, de garra e de lutadora. Às vezes me sinto mais feliz hoje, do que era antes. Apesar da doença, com o sofrimento que ela causa, eu sou feliz hoje”, finaliza.