Outubro Rosa: CDL de Brusque realiza palestra de conscientização e prevenção do câncer de mama

Evento foi ministrado pela médica mastologista, doutora Ana Beatriz Barranco

Outubro Rosa: CDL de Brusque realiza palestra de conscientização e prevenção do câncer de mama

Evento foi ministrado pela médica mastologista, doutora Ana Beatriz Barranco

A Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) promoveu na manhã de segunda-feira, 2, uma palestra de conscientização e prevenção sobre o câncer de mama para seus colaboradores. Ministrada pela médica mastologista, doutora Ana Beatriz Barranco, a conversa em alusão à campanha Outubro Rosa, teve o intuito de reforçar a importância da prevenção à doença que mais acomete mulheres no Brasil.

Ana explica que a campanha do Outubro Rosa já acontece há muitos anos e visa a conscientização sobre o câncer de mama e de colo de útero, que foi recentemente adicionado à ação preventiva. “Ela visa promover a difusão e a importância da mamografia para a detecção precoce da doença, principalmente nas mulheres a partir dos 40 anos, e o preventivo anualmente no caso do colo de útero”, conta.

Ela ainda esclarece que 90% dos diagnósticos de câncer não são hereditários e algumas mudanças de hábitos podem contribuir para a diminuir as chances de incidência. “Apenas 10% dos pacientes não conseguem modificar a possibilidade de desenvolver a doença, por conta da hereditariedade. Mas a maioria pode mudar isso, adotando hábitos mais saudáveis, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada”, afirmou.

Diagnóstico

Segundo a médica, no Brasil o único método padronizado para a constatação do câncer de mama é a mamografia. Ele consegue detectar desde pequenas lesões que podem evoluir para um tumor até um nódulo já desenvolvido. “Muitos pacientes nos perguntam se há possibilidade de substituir a mamografia pelo ultrassom, mas não, pode ser um exame complementar em alguns casos onde o tecido mamário é mais denso ou se a mamografia detectar alguma suspeita e não ficar tão evidente.

Desta forma, a doutora destaca a importância de conscientizar as mulheres a realizar periodicamente o exame, a partir dos 40 anos. “Algumas podem iniciar antes, devido ao histórico familiar, mas cada caso precisa de um diagnóstico individualizado. O indicado é que toda mulher passe por um mastologista até os 25 anos para calcular o risco dela desenvolver Câncer de Mama”, ressalta a especialista.

Ela frisa que objetivo dos exames periódicos de prevenção é identificar a lesão no estágio inicial, onde há grandes chances de cura. “Quando diagnosticado bem no início, geralmente com o tamanho menor que 2 centímetros, a taxa de cura do Câncer de Mama chega a 95% e muitos casos nem necessitam de um tratamento mais invasivo como radioterapia ou quimioterapia”, destaca a médica.

Ela ainda lembra que a doença não é restrita às mulheres: 3% dos casos são de homens, mas que o rastreamento ocorre de maneira diferente. “Geralmente quando este câncer aparece no corpo masculino já é um nódulo bem palpável e no exame físico já é possível detectar”, esclarece.

Conscientização

O gestor Executivo da CDL Brusque, Luiz Gustavo Boscariol, comenta que a ação foi uma iniciativa do setor de Recursos Humanos da entidade e destaca a importância de trazer o tema para os colaboradores. “Nos últimos anos a CDL Brusque tem apoiado esta e demais campanhas.

Desta vez, iniciamos o mês do Outubro Rosa com uma palestra da Dra. Ana, já que é muito relevante trazer esse conteúdo para os nossos colaboradores, pois a saúde está ligada a todos. Além de se conscientizarem, e estarem cientes da importância da prevenção, também é uma forma de passarem essa informação para quem está ao seu redor”, fala Boscariol.


Assista agora mesmo!

Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo