X
X

Buscar

Outubro Rosa: como prevenir o câncer de mama e buscar o diagnóstico precoce em Brusque

Médicos de diversas especialidades dão orientações e dicas sobre o tema

O mês de outubro é destinado a reunir diferentes especialistas para falar sobre o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa tem como objetivo informar, conscientizar e alertar as mulheres sobre a importância de prevenir a doença.

De acordo com estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em Santa Catarina, podem ter ocorrido 3.370 novos casos de câncer de mama em 2020.

Nesta reportagem, diversos especialistas dão orientações para prevenir a doença.

Exames em dia

Segundo a ginecologista e obstetra Flávia Gobetti, inicialmente, a prevenção deve estar relacionada a manter os exames em dia.

“É importante reservar um mês por ano para realizar todos os exames. Com isso, fica difícil esquecer e caso haja alguma diferença, o resultado pode ser examinado”, destaca.

Segundo o Radar do Câncer, durante a pandemia no país, houve uma queda de 48,37% nos exames de mamografia para rastreamento realizados no sistema público de saúde entre março a dezembro de 2020, em comparação com 2019.

Já os exames de mamografia com finalidade de diagnosticar doenças, tiveram uma queda de 25,88% no mesmo período, comparado com 2019.

Autoconhecimento

Para a cirurgiã oncológica Lilly Archer, outra parte importante no processo de prevenção ao câncer de mama é o autoconhecimento.

“Mulheres, se olhem no espelho, se toquem e reparem nos detalhes das mamas. Alterações no formato, caroços, pintas que crescem devem ser investigados”, alerta a cirurgiã.

Ela explica que o sintoma mais comum é o aparecimento de nódulo, duro e irregular, muitas vezes indolor. Outros sinais de câncer de mama são mudanças na textura do seio, semelhante a uma casca de laranja, retração da pele, dor, inversão ou ulceração do mamilo.

Também pode ocorrer secreção papilar fora da gestação ou puerpério. Essa secreção geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada.

Sedentarismo e alimentação

O oncologista Gabriel Quintela explica que a prática de atividades físicas combate o sedentarismo, considerado um dos fatores de risco para o câncer de mama.

Ele explica que os exercícios propiciam a retirada de toxinas das células do organismo. “Isso é de extrema importância, inclusive para pacientes que foram diagnosticados com câncer. Estudos indicam uma reincidência menor da doença nos pacientes que praticam atividades físicas”, informa.

Segundo a médica e gestora da Tag Klinik, Priscilla Reeck, a alimentação equilibrada também é muito importante na prevenção do câncer de mama.

“Os alimentos processados, com conservantes e corantes não fazem bem à saúde. Já um cardápio com gorduras boas, carboidratos, proteínas e vitaminas são um passo a mais para saúde da mulher”, comenta.

De acordo com o Ministério da Saúde, por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco das mulheres desenvolverem câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

Histórico familiar

Para manter a prevenção em dia, também é preciso conhecer o histórico de outras mulheres da família.

“O câncer ainda é tabu em várias famílias, e as mulheres podem não saber que avós e tias podem ter tido câncer no passado”, ressalta o psicólogo, Jean Nasguewitz.

Outra forma de prevenção é trocar informações com outras mulheres sobre sintomas, dúvidas e mudanças corporais. “Assim, muitas podem ficar mais atentas à qualquer modificação, seja ela normal ou anormal”, pontua.

Atendimentos na Rede Feminina

Além das clínicas e unidades básicas de saúde, também existe a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque, que oferece atendimento médico e exames utilizados no rastreamento de câncer.

A presidente da instituição, Miriam Evangelista Ribeiro, informa que no mês de outubro serão feitos exames de toque de mama e coletas de lâmina de manhã e a tarde. Mamografias são realizadas em parceria com o Hospital Azambuja.

“Passamos de 400 lâminas por mês para 600 lâminas em outubro. Já não temos vagas para este mês, com a procura, estão para final de novembro”, informa.

Na instituição, um médico analisa exames com resultados alterados toda quarta-feira, a partir das 8h e sexta-feira, a partir das 13h, por ordem de chegada.

“Só temos que pedir a essas mulheres que façam o autoexame e aprendam a conhecer a mama. É importante que conheça e consiga pegar o quanto antes. Lembrando que todo nódulo tem que ser investigado, deve-se procurar ajuda o quanto antes”, finaliza.

Marcações de exames podem ser feitas via telefone pelo (47) 3351-0200 ou 3355-9635, WhatsApp (47) 98419-2112.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube