Outubro Rosa: conheça a história de Bernadete Moritz
Bernadete Moritz
Idade: 56 anos
Bairro: Rio Branco
Profissão: Costureira
Bernadete Moritz sentia, logo acima do mamilo, uma bolinha. Porém, quando realizava os exames de mamografia, nunca aparecia nada. Em 2016, ela fez uma ressonância que apontou a existência de um tumor no local e descobriu o câncer de mama.
Para ela, a descoberta da doença foi um susto, e ela conta que teve até mesmo períodos em que esteve depressiva. Porém, com o apoio da família e com muita fé, conseguiu superar.
Bernadete fez uma mastectomia para a retirada do seio, pois o tumor já estava grande. Há cerca de dez meses começou a fazer fisioterapia devido ao inchaço no braço causado pela radioterapia.
“Minha irmã também teve câncer de mama e, por tê-la perdido, eu achava que também ia morrer”, conta. Mas, conforme o tratamento avançava, ela percebeu que o caso dela não era tão grave quanto o da irmã e já está em recuperação.
Ela seguiu corretamente as indicações médicas e também buscou a religiosidade. Ela e o marido fazem parte de um grupo de Consílio e ela afirma que o encontro com Deus foi determinante para a recuperação.
“Não penso mais o que eu pensava no começo. Eu estava muito deprimida, hoje, já sou mais alto astral. Estou outra pessoa, com o apoio da família e da minha psicóloga. Ver pessoas orando por mim e me dando força ajudou muito.”