Outubro Rosa: conheça a história de Eliane Silva dos Santos
Eliane Silva dos Santos
Idade: 42 anos
Bairro: Santa Terezinha
Profissão: Costureira
O carcinoma invasivo de Eliane Silva dos Santos foi descoberto em janeiro deste ano. Carcinoma invasivo é o tipo de câncer que “anda” pelo corpo, e o dela começou no seio. Como ela descobriu cedo, conseguiu, por meio de tratamento quimioterápico, controlar a doença, que está em remissão.
Quando seu pai faleceu devido a um câncer, no ano passado, Eliane e os irmãos foram fazer exames para ver como andava a saúde deles. Então, foi um susto tremendo descobrir que ela estava com a doença.
Eliane terminou a quimioterapia na metade de setembro e vai começar a fazer o tratamento oral, com comprimidos.
“Quando alguém fala em câncer, a gente já pensa que vai morrer. Eu pensei ‘acabou tudo’. Mas hoje existem tratamentos, é possível controlar”, diz ela, que realizou duas cirurgias de mastectomia. Na primeira, retirou apenas o quadrante, porém, acabou precisando fazer a retirada do seio todo.
“Ainda não me acostumei. Me entristece mais do que ter perdido meu cabelo, e eu ainda não posso fazer a reconstrução. O cabelo você sabe que vai crescer, e mesmo assim muita gente tem preconceito, não entende, fica olhando. Agora que estou começando a sair mais de casa.”
Ela conta que, durante o tratamento, houve dias em que ela não tinha forças para sair da cama. “Mas a cura depende muito da gente. Tem que buscar tratamento, apoio, e tem que ser forte. Não dá pra se entregar.”