X
X

Buscar

Outubro Rosa: conheça a história de Maria de Lourdes Silva

Maria de Lourdes Silva Idade: 52 anos Bairro: Poço Fundo Profissão: Costureira Ao fazer um exame preventivo, em outubro de 2016, Maria de Lourdes Silva descobriu que estava com câncer de mama. Ela havia feito uma mamografia há menos de um ano e não queria realizar novamente o exame, mas, por insistência do enfermeiro que a atendeu, acabou […]

Maria de Lourdes Silva

Idade: 52 anos
Bairro: Poço Fundo
Profissão: Costureira

Ao fazer um exame preventivo, em outubro de 2016, Maria de Lourdes Silva descobriu que estava com câncer de mama. Ela havia feito uma mamografia há menos de um ano e não queria realizar novamente o exame, mas, por insistência do enfermeiro que a atendeu, acabou procurando um médico.

O resultado apontou o câncer, mas ela só comprovou a doença com a biópsia em janeiro do ano passado. Ela tinha um câncer agressivo e buscou atendimento. Familiares e amigos ajudaram a arrecadar dinheiro para a cirurgia, que ela fez em Blumenau.

“Entre a biópsia e a cirurgia, o câncer tinha avançado, estava mais grave. Já estava na axila. Eu tinha dois tumores no seio, e um deles só foi descoberto na cirurgia, pois não aparecia nos exames”, conta. Ela precisou retirar o seio todo, e sonha em fazer a próteses.

Ela conta que a filha a acompanhou em todas as consultas e a ajudou a se informar e conhecer mais sobre a doença.  A quimio e radioterapias foram um período complicado para Maria de Lourdes, que sentiu o baque da doença. “Meus pais me apoiaram muito, mas ainda assim, não é fácil. É muito diferente falar sobre o câncer quando o diagnóstico é nos outros. Quando é pessoal, é diferente. Agradeço todos os dias pela cura.”

Para a reconstrução do seio, a situação dela é delicada: como a cirurgia foi bastante radical, ela não sabe se poderá fazer o implante. “Não conseguia nem me olhar no espelho no começo. Estou aguardando o parecer dos médicos para saber se vou poder colocar a prótese. O tempo todo eu tento deixar isso de lado, mas sinto falta de ter a mama, sou muito vaidosa.”

Veja também:
Em um ano, Hospital Azambuja realiza sete cirurgias de captação de órgãos 

Reajuste de mensalidades chega quase 20% nas escolas particulares de Brusque 

Prefeitura de Brusque retomará programa de atendimento domiciliar pacientes acamados

Lojas de Brusque antecipam venda de decoração e produtos natalinos

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Defesa diz que assassino de Bianca Wachholz agiu em defesa da honra