Outubro Rosa: conheça a história de Maria Ivete Moritz
Maria Ivete Moritz Idade: 61 anos Profissão: Aposentada Bairro: Santa Terezinha Foi há oito anos que Maria Ivete Moritz descobriu que estava com câncer de mama. Anualmente, ela realizava exames de rotina e, no único ano em que deixou de fazê-los por conta de um procedimento estético, apareceu um nódulo. “Era pequeno, mas forte”, conta. […]
Maria Ivete Moritz
Idade: 61 anos
Profissão: Aposentada
Bairro: Santa Terezinha
Foi há oito anos que Maria Ivete Moritz descobriu que estava com câncer de mama. Anualmente, ela realizava exames de rotina e, no único ano em que deixou de fazê-los por conta de um procedimento estético, apareceu um nódulo. “Era pequeno, mas forte”, conta.
Na época, a doença foi um grande susto para ela e o marido, que ficou muito abalado e parecia não entender. “A gente nunca tinha visto isso, não conhecia ninguém que tinha tido câncer”, diz Ivete. Ela marcou diversas consultas e quis logo operar e fazer a retirada do quadrante onde se encontrava o nódulo.
“Todo o tempo eu fui forte. Por dentro, achava que ia morrer, mas não quis demonstrar nada para ninguém, queria levar numa boa. A única vez que eu chorei foi quando fui raspar meu cabelo, meu marido foi comigo e, quando eu vi ele chorando, desabei também.”
Depois de colocar tudo para fora enquanto cortava o cabelo, que já começava a cair por conta da quimioterapia, Ivete continuou firme e decidida a aproveitar mais a vida. Ela conta que passou a fazer tudo como se fosse a última vez, como se fosse a última chance.
Mas, hoje, ela até esquece que teve a doença: com o apoio da família – em especial de sua mãe, que tem 81 anos -, ela se sente protegida. Encontrou também na Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brusque o suporte para continuar: “Aqui eu vi que não era só eu que estava com esse problema, essa doença.”
Veja também:
O que os eleitores de Brusque pensam sobre seus candidatos à presidência
MP do Trabalho processa Luciano Hang após denúncias de coação a funcionários
Operação APP-2 do ICMBio identifica uso ilícito do solo em Guabiruba
Desembargador rejeita habeas corpus que pedia soltura de dono da Múltiplos
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Oktoberfest Blumenau começa com novidades na organização e no cardápio