X
X

Buscar

Outubro Rosa: “É a tua vida e depende de você. Tudo passa”

Nome: Viviane Orthmann Idade: 55 Bairro: Jardim Maluche Ocupação: Gerente financeira Viviane sempre se cuidava, fazia exames de rotina e dava atenção para alimentação e exercícios. Ela tinha cistos benignos no seio, mas não se preocupava. Porém, em setembro de 2017, após exames, chamaram ela para repetir os procedimentos. “Estranhei”, conta. Vieram os resultados, ela […]

Nome: Viviane Orthmann
Idade: 55
Bairro: Jardim Maluche
Ocupação: Gerente financeira

Viviane sempre se cuidava, fazia exames de rotina e dava atenção para alimentação e exercícios. Ela tinha cistos benignos no seio, mas não se preocupava.

Porém, em setembro de 2017, após exames, chamaram ela para repetir os procedimentos. “Estranhei”, conta. Vieram os resultados, ela fez a biópsia e aí veio o diagnóstico de câncer de mama, era um carcinoma ductal invasivo e poderia atingir outras partes do corpo.

“O medo é natural, é uma notícia muito dura. Mas acontece e é contigo, é a tua vida e depende de você. Tudo passa”, conta.

Em 1º de dezembro realizou a cirurgia de retirada total da mama esquerda. Fizeram a análise e descobriram que o tumor era hormonal. “Começamos ir atrás da cura. Como foi no início, as chances de melhorar eram maiores”, relata.

Viviane ficou bem, não precisou fazer quimioterapia e nem radioterapia, apenas toma um remédio por um longo período, ainda faltam oito anos.

“Nunca me senti doente. Na hora assustou, mas hoje é uma página virada. Acredito que uma reeducação alimentar que fiz em 2015 ajudou muito no tratamento”, continua.

Hoje, ela trabalha no processo de reconstrução da mama. Continua cuidando da saúde e até participa de maratonas de corrida. Além disso, tenta ser menos estressada e exigente com as coisas do cotidiano. “É um comprometimento contigo mesmo, só tem ganhos”, finaliza.