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Ouvidoria eletrônica da Câmara de Brusque recebeu 41 contatos em nove meses

Interações são menos frequentes do que no início da disponibilização do serviço

A ouvidoria eletrônica (eOUV) da Câmara de Vereadores de Brusque recebeu, entre 6 de dezembro de 2017, quando o canal foi instituído, até 31 de setembro deste ano, 41 contatos através da eOUV. Foram quatro sugestões, seis denúncias, 11 reclamações, 16 solicitações e quatro elogios enviados pela comunidade.

A ouvidora da Câmara, Silvana Machado, conta que os assuntos de maior destaque são as solicitações, reclamações e denúncias em relação às obras, serviços e demais atividades que competem ao Executivo, autarquias e fundações municipais.

Quanto aos assuntos que dizem respeito à Câmara, em geral são contatos relacionados a esclarecimentos acerca de informações constantes no Portal da Transparência da Câmara, solicitações aos vereadores para acompanharem com mais afinco os trabalhos realizados pelo Executivo, críticas e/ou elogios aos vereadores pela aprovação de determinados projetos de lei e elogios pela disponibilização do Sistema e-OUV.

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De acordo com Silvana, foi possível perceber a satisfação dos cidadãos brusquenses com a implantação do sistema, e foram recebidos inclusive elogios pela iniciativa. “Em face da divulgação inicial, houve uma maior procura por parte dos cidadãos. Atualmente, a procura encontra-se em menor escala, mas de forma contínua.”

“Recebemos um total de sete manifestações pertinentes a Poderes de outros municípios de Santa Catarina, enviadas por engano, as quais foram devidamente encaminhadas aos destinatários corretos, por meio do sistema eOUV”, relata a ouvidora.

Atendimento
O canal foi instituído no final do ano passado, por meio da lei 4092/2017, e a instituição brusquense foi a primeira do estado e a segunda do Brasil a utilizar essa ferramenta. A ouvidoria eletrônica permite que o cidadão faça reclamações, solicitações, sugestões, elogios ou denúncias. Os contatos são respondidos num prazo de 20 dias, que podem ser prorrogados, diante justificativa, por mais dez.

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Ao realizar o contato com a ouvidoria, o cidadão recebe um número de protocolo e poderá acompanhar a manifestação encaminhada. Pelo eOUV, podem ser enviadas fotos, vídeos e anexos.

A Câmara possui três formas de atendimento ao cidadão: por meio do número de telefone (47) 3044-4003; pessoalmente na Câmara, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, ou ainda pelo e-OUV – ferramenta eletrônica da Controladoria-Geral da União (CGU), utilizada a nível federal, principalmente em prefeituras.

Ouvidoria
Telefone: (47) 3044-4003
Pessoalmente na Câmara, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
eOUV: é preciso acessar o banner da página inicial do site da Câmara – www.camarabrusque.sc.gov.br –, entrar em Ouvidoria, e na sequência clicar em eOUV.