Paciente de Joinville é confirmado com nova variante do coronavírus
Homem de 55 anos sentiu falta de ar ao voltar de Manaus e foi internado em janeiro, ele já está recuperado da doença
Homem de 55 anos sentiu falta de ar ao voltar de Manaus e foi internado em janeiro, ele já está recuperado da doença
O governo do estado recebeu nesta quinta-feira, 11, a primeira confirmação da nova variante do coronavírus em paciente catarinense. A análise foi feita pela Fiocruz e o resultado repassado para o Lacen. Segundo a prefeitura de Joinville, o paciente, homem de 55 anos, é morador do município e já está recuperado.
A prefeitura informou por meio de nota que a variante tem origem na linhagem que circula em Manaus, mas que trata-se de um caso isolado. “Neste momento, não há indícios de contaminação comunitária desta variante na cidade”, esclarece o texto.
O homem que foi contaminado é morador da zona leste e tem histórico de viagem para Manaus, capital do Amazonas, de onde retornou em 16 de janeiro. No mesmo dia, ao apresentar falta de ar, buscou atendimento na UPA Leste.
No dia seguinte, foi encaminhado para internação no Hospital Bethesda. Após oito dias hospitalizado, teve alta em 25 de janeiro, com quadro estável. De acordo com o comunicado, A Secretaria da Saúde realizou busca ativa com os familiares do homem, que não apresentaram nenhum sintoma ou evidência de contaminação.
Ainda segundo a nota, por questão de segurança e controle, todos os profissionais que estiveram envolvidos com o atendimento deste caso na UPA Leste e no Hospital Bethesda passarão por coleta de exames. Caso algum destes profissionais apresente caso positivo para Covid-19, será submetido ao teste do sequenciamento genético.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: