X
X

Buscar

Pacientes atendidos pelo Samu poderão ser levados ao Imigrantes Hospital e Maternidade

Eles deverão assinar um termo de responsabilidade antes do encaminhamento

Desde o início fevereiro, as pessoas que são atendidas pelo Samu e que manifestarem interesse poderão ser encaminhadas para o Imigrantes Hospital e Maternidade. Normalmente, as vítimas são levadas ao Hospital Azambuja, que presta serviço pelo SUS. A informação foi repassada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo a gerente de operações do Imigrantes, Fernanda Rodrigues, a lei já era válida desde o ano passado, mas o processo foi iniciado em Brusque em fevereiro.

“Aqueles que tiverem plano de saúde e manifestarem a vontade podem ser levados. O paciente assinará um termo de responsabilidade, o pessoal do Samu faz uma ligação para o hospital e eles regulam o encaminhamento do paciente ao hospital”.

O coordenador do Samu, Álvaro de Carvalho, diz que confirmação e autorização para que o Samu pudesse levar os pacientes ao hospital foi repassada para ele no dia 24 de janeiro, apesar da deliberação ter saído no final do ano passado. “Conseguimos a deliberação médica não faz muito tempo, pois tinha alguns trâmites burocráticos”, explica.

No entanto, para ser encaminhado ao hospital, o paciente precisa estar consciente para assinar o termo. “Se for politrauma ou outras situações em que o paciente estiver inconsciente, nós obrigatoriamente levamos para o Azambuja”, pontua.

Segundo Fernanda, o hospital já recebeu os primeiros pacientes. No entanto, ela não sabe precisar quantas pessoas foram atendidas pois a novidade é recente na cidade.

Ela ressalta que a equipe do hospital está preparada para atender os casos de urgência e emergência. “O atendimento será o mesmo. Uma vez que o hospital está aberto para fazer atendimentos de urgência e emergência ele também pode receber esses encaminhamentos do Samu”.

Para a gerente de operações do hospital, a novidade ajudará a desafogar os atendimentos no Hospital Azambuja. “É mais um suporte para a saúde em Brusque. Isso fará com que o atendimento a população seja mais rápido”, pontua.

Carvalho também acredita que os casos clínicos ajudarão a desafogar os atendimentos no Azambuja. “Em vez de afogarmos o serviço lá, nós conseguimos desafogar um pouco. Então isso é bem importante para o nosso serviço de urgência e emergência”.

Fernanda afirma que, além do Samu, os casos atendidos pelo Corpo de Bombeiros também poderão ser encaminhados ao Imigrantes, caso o paciente tenha interesse.