CF 2022: Apresentação
Em todos os anos desde 1964 na Quaresma, acontece a Campanha da Fraternidade (CF). Sempre apresenta um Tema e um Lema que ajudam a viver o tempo quaresmal, mas, sobretudo, favorecem a conversão da pessoa humana, em vista da vivência da Boa Nova do Reino de Deus. Sem dúvida, cada CF é um apelo para […]
Em todos os anos desde 1964 na Quaresma, acontece a Campanha da Fraternidade (CF). Sempre apresenta um Tema e um Lema que ajudam a viver o tempo quaresmal, mas, sobretudo, favorecem a conversão da pessoa humana, em vista da vivência da Boa Nova do Reino de Deus. Sem dúvida, cada CF é um apelo para renovar ou até mudar a vida, a fim de contribuir para a construção de uma sociedade e uma cultura mais justas, fraternas e solidárias.
O Tema deste ano é: Fraternidade e Educação. Já o Lema e: “Fala com sabedoria, ensina com amor “ (Cf. Pr 31,26). Não é a primeira vez que aparece o tema Educação. Pelo contrário, é a terceira vez, pois já em 1982 e 1998, contemplaram esse tema, cada vez sob um prisma diverso. Dessa feita, não quer refletir a respeito de uma particularidade específica da educação. Quer olhar como assiná-la o próprio Texto-Base da CF2022:
“De fato, o mundo e nele o Brasil estão diante de um desafio: redescobrir caminhos para uma reconstrução que não é parcial, mas global; que não atinge somente alguns aspectos, mas deve chegar às raízes do modo como pessoas e povos compreendem e organizam a totalidade da vida. O mundo de nosso tempo precisa encontrar caminhos para se reconstruir, ouvindo os clamores dos vulneráveis em uma casa comum cada vez mais vulnerabilizada” (CF22 Apresentação).
Também, na Apresentação, a CNBB acentua que “Educar é um ato eminentemente humano. Somos renovados quando aprendemos mais a respeito da vida e seu sentido, quando nos ensinam novos conhecimentos e quando percebemos que em nós existe a profunda sede de aprender e ensinar”.Quando contemplamos as ações e palavras de Jesus, encontramos um caminhar educativo. Sua presença atenciosa junto às pessoas, a relação entre os milagres e a conversão, o uso de exemplos recolhidos do cotidiano, tudo, enfim, nos apresenta Jesus como o grande educador” (idem).
Como se nota, não se trata de abordar um ou outro aspecto específico da problemática educacional, a CF22, sem ignorá-los, convoca-nos a refletir a respeito dos fundamentos do ato de educar. Auxiliar a buscar os motivos de nossas escolhas em todas as ações e, por certo, naquelas que dizem respeito mais diretamente ao mundo da educação.
A CNBB, tendo presente a maneira de educar de Jesus, o grande educador, “mostra que educar é contribuir para a superação do pecado, preservando a vida, atingindo as consciências e transformando relações” (idem). Lembra, também, “educar não é um ato isolado. É encontro no qual todos são educadores e educandos. É tarefa da própria pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade” (idem).