Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - [email protected]

Discernir

Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - [email protected]

Discernir

Pe. Adilson José Colombi

Discernir é outro verbo que a CF2022 se serve para apresentar e desenvolver seu tema central: Fraternidade e Educação. Uma das justificativas para esse procedimento nasce do fato que todas as pessoas, todos os dias de sua existência, são chamadas a tomar pequenas ou grandes decisões e fazer escolhas, opções. Sem dúvida, essas escolhas afetam, marcam sua vida. Essas são tomadas em base a educação familiar que, na vida adulta, são aperfeiçoadas.

Já vimos que o exercício da escuta (o ato de escutar) é fundamental no processo educativo. O exercício da escuta conduz à necessária tomada de posição da parte de quem escutou (ação). Entre a escuta e a ação, urge a prática do discernimento (discernir). Para quem crê na Pessoa e na Proposta de Vida de Jesus Cristo, o critério fundamental do discernimento passa pela iluminação da Fé e da Tradição Cristãs. A referência primeira é Jesus (Cf. nº 139).

O discernimento é imprescindível, sobretudo, nas escolhas ou decisões que empenham o sentido da vida e a dignidade humana. São tomadas de posição que comprometem o futuro de si mesmo e dos outros. Tentando exemplificar: antes de assumir a responsabilidade dos compromissos do casamento (Matrimônio); diante do chamado ou não de um ser humano à vida (ter ou não um filho[a]); respeito ao nascituro (aborto); antes de votar (eleições), etc. etc.. Não podem ser escolhas impulsivas, precipitadas, irrefletidas, massificadas… Necessitam de sério e responsável discernimento, mesmo que possam ser escoradas na legislação vigente, mas não são éticas e nem morais. Não confundir legalidade com eticidade e moralidade.

O discernimento é realizado a partir de critérios que lhe dão consistência e fundamentação. São valores que se constituem como base das escolhas a fazer ou já feitas. Ao tratar do processo educativo, o critério primeiro e imprescindível é o ser humano, a pessoa humana, sua vida e sua dignidade. Na visão cristã, a pessoa humana é vista e tida como centro e eixo de toda a Sociedade e a Cultura. Nada, absolutamente nada pode ser anteposto a ela. A pessoa humana tomada em sua unidade e em sua totalidade, considerada em suas dimensões básicas de sua manifestação e comunicação: física (como ser natural, parte da Natureza, sua corporeidade); psíquica ou psicológica (como ser consciente, livre e responsável); social ou comunitário (sua abertura para o outro – comunicação, diálogo, amor); transcendente, espiritual (sua abertura para o Absoluto, Infinito, Deus).

O processo educativo é o processo que possibilita o desenvolvimento harmônico e equilibrado dessas quatro dimensões. A CF2022 denomina como Educação Humanizada, pois humaniza, tornando o ser humano senhor de si, aberto ao outro e ao Totalmente Outro (na visão cristã: a Deus) e inserido de modo responsável na Casa Comum (o meio ambiente).

Um sério e responsável exercício do discernimento, na escolha dos autênticos critérios (valores) que dão sustentação à educação humanizada é indispensável no processo educativo, na formação de um cidadão (ã) e de um cristão (ã).

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