Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - [email protected]

Educar

Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - [email protected]

Educar

Pe. Adilson José Colombi

A CF2022, deste ano, propõe o tema: Fraternidade e Educação. Mas, o que significa “Educar”? Se levamos em conta a própria etimologia da palavra educar, vem do latim Ex (para fora) + ducere (conduzir, trazer para fora o que está dentro). Educar, então, não é “encher”, ”pôr dentro”, mas, dar chance ao que está “dentro sair”. Traduzindo por outras palavras; dar condições para os dons, qualidades, talentos que o ser humano tem, por sua própria estrutura humana, se desenvolvam e se manifestam a serviço do próprio ser humano e do bem comum.

Por isso, o Texto-Base, em sua “Apresentação”, afirma: “ Educar é um ato eminentemente humano. Somos renovados quando aprendemos mais a respeito da vida e seu sentido, quando nos ensinam novos conhecimentos e quando, percebemos que em nós existe a profunda sede de aprender e ensinar” (Apresentação).

Educar é, portanto, despertar, oferecer instrumentais, a fim de que o próprio educando possa desenvolver o que lhe dê elementos necessários para viver, integralmente, a sua existência humana, em suas dimensões fundamentais. Sabemos que essas dimensões são as quatro direções de nossa comunicação em relação com o meio-ambiente (Casa Comum); em relação consigo mesmo (como sujeito livre e consciente); abertura para o outro (diálogo, amor); e, por fim, abertura para o Totalmente Outro: Infinito, Absoluto, Deus.

A CF2022 nos “recorda que educar não é um ato isolado. É encontro no qual todos são educadores e educandos. É tarefa da própria pessoa, da família, da escola, da Igreja e de toda a sociedade. Afinal, como nos ensina o conhecido provérbio de origem africana, ‘é preciso uma aldeia para se educar uma criança’” (Apresentação).

Na visão da fé cristã-católica, a CF2022 acentua sempre a maneira de Jesus educar. Ele é o grande Educador. “Educar é também uma ação divina. A Bíblia nos mostra a história de um Deus que educa seu povo, caminhando com ele, compreendendo suas fragilidades, respeitando suas etapas e alertando diante dos erros. Quando contemplamos as ações e palavras de Jesus, encontramos um caminhar educativo” (Apresentação).

Educar é verdadeiramente uma obra de arte: auxiliar o ser humano a ser um ser harmônico e equilibrado, em suas quatro dimensões básicas, disponível à construção de uma Sociedade e de uma Cultura, alicerce de uma Civilização do Amor.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo