Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - [email protected]

Escutar

Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - [email protected]

Escutar

Pe. Adilson José Colombi

Escutar é um dos verbos mais usados na temática da CF2022. Com efeito, como já sabemos, ela tem como tema – Fraternidade e Educação. Então, não poderia ser diferente, pois, educar sem escuta (escutar) não é um bom caminho educativo. A escuta é parte integrante de uma educação integral, que tem como escopo o desenvolvimento, harmônico e equilibrado, das quatro dimensões fundamentais da pessoa humana.

Por isso, a CF2022 afirma: “O ato de escutar é fundamental. Escutar é mais que ouvir. Escutar está na linha da comunicação, ouvir na linha da informação. Escutar supõe proximidade, sem a qual não é possível um verdadeiro encontro. A escuta permite encontrar o gesto e a palavra oportuna que nos desinstala da sempre e mais tranquila condição de espectador” (nº 26).

A escuta e o modo como praticamos essa escuta vai orientar o nosso agir cotidiano, pois a escuta é condição para nossas relações, para a compreensão do que está acontecendo, para diagnosticar os caminhos possíveis a escolher e de agir, com sabedoria e amor. Percebe-se que para educar é preciso investir em algo fundamental: uma pedagogia da escuta que possa romper com o paradigma de pedagogias silenciadoras. Paradigma que oprime e aliena e que contamina o processo educacional. Pelo contrário, a pedagogia da escuta permite uma interação de pessoas que educam e se deixam educar. Porque somos todos educadores e educandos, em nossa caminhada existencial. (Cf. nº 27 e 28).

Necessário também se faz escutar a realidade sociocultural porque ela nos fala. E, fala por meio de acontecimentos, das tendências, tensões sociais, demonstrações de ações de solidariedade, enfim, por meio de avanços e recuos. É, nessa escuta que é possível perceber os seus gritos e silêncios, seus excessos e ausências. Essa escuta integral possibilita divisar os caminhos que podemos escolher para encaminhar o processo educacional, na construção de um Humanismo integral. (Cf. nº 29).

Outra condição de uma autêntica escuta é saber escutar o “todo” e não se perder diante de particularidades, detalhes. É bom lembrar também que tanto a ausência de informações como seu excesso se mostra um desafio. Porque ambas (ausência e excesso) constituem “um desafio para o bem escutar, ou seja, para escutar o conteúdo essencial de um presente tão ruidoso”. Um exemplo disso é o que vivenciamos ainda na pandemia da Covid-19, que causou tanto sofrimento e ainda causa (Cf. nº 30 e 31).

A atitude da escuta vale tanto para a escuta da pessoa humana como também para com a escuta da realidade sociocultural, em que estamos inseridos. A ação de escutar tem que estar presente para que aja uma autêntica e profícua educação. Para quem crê e segue o caminho educativo, proposto por Jesus em sua Proposta de Vida, contida na Boa Nova do Reino (Evangelho, sobretudo). Nesse caminho encontra o necessário para a reflexão e a prática da escuta integral. Encontrará vários exemplos (diálogo com a samaritana, com Nicodemos, com Zaqueu, com os apóstolos, a multidão faminta ….) Escuta integral, praticada e testemunhada pelo grande Educador, Jesus de Nazaré.

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