Férias do meio do ano
O mês de julho, normalmente, é também o mês das férias do meio do ano. Elas, normalmente, são bastante breves. Uma semana ou duas e nada mais. Todavia, as crianças e adolescentes as aguardam com ansiedade. Querem e gostam de fazer uma pausa nos estudos e trabalhos escolares.
Sem dúvida, é um período bastante importante tanto para os pais, a família e o próprio estudante. É um tempo também de aprendizagem para todos. Porque, com frequência, há uma alteração significativa no modo de viver de todos. Férias significa leveza nas regras e, muitas vezes, mudança de hábitos.
Veja também:
Ciro Roza deixa oficialmente o PSB de Brusque
Brusque enfrenta Figueirense com time titular para buscar o título da Recopa
Conheça a história Rede Feminina de Combate ao Câncer, que completa 30 anos
É uma temporada diferente e divertida e isso pode fazer com que a criança ou adolescente mude seu comportamento. Eles descansarão mais e automaticamente haverá alterações na rotina de sono, nos horários e alimentação. No entanto, esse período exige organização e atenção dos pais.
Para crianças acima de 05 anos, é possível explicar que o tempo de férias é um período mais livre e solto. Isso não significa, porém, que podemos fazer tudo o que quisermos ou que nossas regras e condutas mudarão. Os pais ou responsáveis podem fazer um combinado diário das atividades que serão exercidas, bem como o que pode e o que não é permitido.
Os pais ou responsáveis têm que saber proporcionar uma ocupação, possivelmente, variada para que a criança ou adolescente não fique à toa ou sem o que fazer por falta de uma orientação. Não perder de vista que tempo de férias também é um tempo de aprendizagem para todos. Não é tempo de desaprender o que já se conquistou. É tempo de complementar com atividades diferentes das escolares.
Veja também:
Programa ajuda jovens a se inserirem no mercado de trabalho, em Brusque
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Confira a agenda de shows e eventos para esta semana em Blumenau
O bom seria se os pais ou responsáveis também pudessem tirar suas férias ou licença do trabalho, na mesma época, para poder conviver mais com os filhos e filhas. Mas, nem sempre é possível. Por isso, os pais ou responsáveis têm que ser criativos e pacientes. Dispor mais tempo para maior convivência com os filhos/as e de curtir muito os filhos/as, compartilhando momentos que em outros meses não são possíveis.
As férias são também um ótimo tempo para estabelecer, de certa forma, uma relação entre a educação, família e escola. A criança e o adolescente tem que perceber que família e escola não são rivais, pelo contrário se e complementam. Ao menos, assim deveria ser para criar as condições necessárias para que os filhos/as consigam sua educação e formação integral, a fim de serem cidadãos/ãs participativos e ativos/as na construção do nosso país.