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Frattelli Tutti: a Cultura do Encontro

Francisco resume alguns verbos usados (acolher, proteger, promover e integrar e outros), nessa encíclica, em uma única palavra: diálogo. “Em uma sociedade pluralista”, escreve o pontífice, “o diálogo é a Cultura do Encontro”. “Em uma sociedade pluralista”, diz o pontífice, “o diálogo é o caminho mais adequado para se chegar a reconhecer aquilo que sempre deve ser […]

Francisco resume alguns verbos usados (acolher, proteger, promover e integrar e outros), nessa encíclica, em uma única palavra: diálogo. “Em uma sociedade pluralista”, escreve o pontífice, “o diálogo é a Cultura do Encontro”. “Em uma sociedade pluralista”, diz o pontífice, “o diálogo é o caminho mais adequado para se chegar a reconhecer aquilo que sempre deve ser afirmado e respeitado e que ultrapassa o consenso ocasional” (n. 211).

Mais uma vez, expressa-se uma visão peculiar da amizade social, feita a partir do constante encontro das diferenças. O papa observa que este é o tempo do diálogo. Todos trocam mensagens nas mídias sociais, por exemplo, graças à rede da comunicação. No entanto, muitas vezes o diálogo se confunde com uma febril troca de opiniões, que, na realidade, é um monólogo no qual predomina a agressividade. Ele também observa com precisão que esse é o estilo que parece prevalecer no contexto político, que, por sua vez, tem um reflexo direto na vida cotidiana das pessoas (cf. 200-202).

“O diálogo social autêntico pressupõe a capacidade de respeitar o ponto de vista do outro, aceitando como possível que contenha convicções ou interesses legítimos” (n. 203). Essa é a dinâmica da fraternidade, afinal, o seu próprio caráter existencial, pede que é preciso relativizar as ideias, para não viver num eterno conflito, resultado de opiniões diferentes e pontos de vista diversos. Esse conflito não pode se sobrepor a fraternidade.

Diálogo absolutamente não significa relativismo, que fique claro. Como já havia escrito na encíclica Laudato Sì, Francisco afirma que, se o que importa não são as verdades objetivas nem os princípios estabelecidos, mas sim a satisfação das próprias aspirações e das necessidades imediatas, então as leis serão entendidas apenas como imposições arbitrárias e obstáculos a serem evitados. A busca dos valores mais altos sempre se impõe (cf. nn. 206-210).

O encontro e o diálogo tornam-se assim uma “cultura do encontro”, que significa a paixão de um povo em querer projetar algo que envolva a todos; e que não é um bem em si, mas é um modo de fazer o bem comum (cf. nn. 216-221).

Francisco, então, dirige um apelo a lançar sólidas bases para o encontro e para iniciar processos de cura. O encontro não pode se fundamentar em diplomacias vazias, discursos duplos, dissimulações, formalismo…. É somente a partir da verdade dos fatos que pode nascer o esforço de se compreender reciprocamente e de encontrar uma síntese para o bem de todos (cf. nn. 225-226).

O papa considera que a verdadeira reconciliação não foge do conflito, mas é obtida no conflito, superando-o através do diálogo e da negociação transparente, sincera e paciente (cf. n. 244). Por outro lado, o perdão não tem nada a ver com renunciar aos próprios direitos diante de um poderoso corrupto, de um criminoso ou de alguém que degrada a nossa dignidade. É preciso defender fortemente os próprios direitos e proteger a própria dignidade (cf. n. 241).