Humanismo Integral
A Campanha da Fraternidade 2022 (CF2022), já sabemos, tem seu Tema: Fraternidade e Educação. Seu lema: Fala com sabedoria, ensina com amor (Cf. Pr 31,26). Propõe como Objetivo Geral: “Promover diálogos a partir da realidade educativa do Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário”. E acrescenta mais sete Objetivos Específicos que auxiliam na realização e efetivação do objetivo geral.
O que vem a ser Humanismo Integral? Sem ter a pretensão de esgotar o assunto, nesse pequeno espaço jornalístico, vamos tentar oferecer algumas considerações que possam auxiliar no aprofundamento posterior, em ulteriores leituras a respeito. Na verdade, o cerne da questão está na pessoa humana, posicionada como centro e eixo de toda a Sociedade e da Cultura. Nada, absolutamente nada, pode ser anteposto à pessoa humana, em sua dignidade, como obra prima da Criação.
A pessoa humana é uma realidade que sempre se manifesta como uma unidade e uma totalidade. Jamais pode ser vista de outro modo. Sempre pensa, age ou se omite como uma unidade e um todo. Todavia, para sua compreensão é considerada, em suas quatro dimensões fundamentais: sua encarnação e imersão na Natureza (dimensão psicofísica – educar para o zelo e o cuidado pela nossa Casa Comum); é um sujeito, um “eu”, no meio de objetos, com sua consciência e liberdade (dimensão psicológica – educar para a reta consciência e uso responsável da liberdade); sua abertura para o “outro” (dimensão social, comunitária – educar para comunicação dialógica, solidariedade, amor); sua abertura para o Infinito, para o Absoluto (dimensão Transcendente – Educar para a vivência dos valores espirituais e no respeito com a liberdade religiosa de todos).
A educação será integral, quando oferece instrumentos e meios para o ser humano, a pessoa humana possa desenvolver, de maneira harmônica e equilibrada, as suas quatro dimensões fundamentais. A CF2022 propõe uma educação humanizada, um caminho educativo, com criatividade e responsabilidade, que coloque a pessoa humana no centro com o olhar voltado para seu semelhante. Uma educação que gere pessoas disponíveis para o serviço da comunidade. Portanto, “um novo aprendizado nada mais é do que promover uma educação humanizada” (Cf. 224).
Educar para um novo humanismo, para educar para o Humanismo Solidário e construir a Civilização do Amor, resultado da promoção de uma cultura do diálogo, da globalização da esperança, busca de uma verdadeira inclusão, criação de redes de cooperação (Cf. n º 240).
A educação para um humanismo integral busca seus critérios educacionais nos valores que estão na Proposta da Boa Nova do Reino de Deus que Jesus Cristo, Filho de Deus, trouxe, da parte do Pai, para nós. Jesus foi e é o grande Educador, pelas suas palavras e seus gestos, ações. Em outras palavras, pelo seu testemunho, pelo seu estilo de vida.