Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - [email protected]

Pedaço da Bíblia

Pe. Adilson José Colombi

Professor e doutor em Filosofia - [email protected]

Pedaço da Bíblia

Pe. Adilson José Colombi

Setembro, era o dia 11. Começou como os demais dias. Mas, quase ao final da manhã, segundo o horário brasileiro, algo estranho ocorreu. Um sequestro de dois aviões e logo em seguida duas torres gêmeas foram destruídas. Com elas mais de três mil pessoas de todas as idades e várias nacionalidades. Foi, há vinte anos, em Nova Yorque. As duas torres eram quase um símbolo da Megalópole.

Também era setembro. Para nós católico brasileiros, é o Mês da Bíblia. Mês da Palavra de Deus. Por quê lembro isso. Porque aconteceu algo não muito comum, naquele dia. Um bombeiro achou um pedaço da Bíblia. Assim relata a notícia: “Há 20 anos, um bombeiro encontrou um fragmento da Bíblia que ficou incrustrado em um pedaço de aço fundido dos escombros do ataque terrorista de 11 de setembro sobre o World Trade Center em Nova York, um dia escuro para a história da humanidade como qualificou São João Paulo II”.

Não foi por acaso, porque tudo examinado e investigado. Quase tudo que havia suspeita de pertencer a alguém foi conservado. Há um museu dos objetos encontrados. Tudo foi devidamente catalogado para possíveis informações a respeito das pessoas que foram vítimas do bárbaro atentado. Desta forma, diz o relato: “Em 30 de março de 2002, enquanto os escombros do World Trade Center foram saindo, um bombeiro encontrou o fragmento da Bíblia literalmente “incrustrado” a um pedaço de aço e chamou um fotógrafo que estava por ali”.

Agora não é mais o bombeiro que se surpreende, mas o fotógrafo. Do bombeiro não se diz o nome, mas do fotógrafo, sim. “O fotógrafo Joel Meyerowitz, quando viu o achado, ficou surpreso ao ver que a página que ficou incrustrada no aço derretido era a passagem do Sermão da Montanha, em que Jesus disse: “Ouvistes que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente. Mas eu digo a você: não resista ao maligno. Em vez disso, se alguém lhe bater na face direita, ofereça a outra também “.

Nem bombeiro nem o fotógrafo ficaram com “Pedaço da Bíblia”. “Depois de um tempo, o fotógrafo entregou esta peça ao Museu do Memorial do 11 de setembro em Nova York, onde ainda pode ser visto pelos visitantes”. E diz mais: “Este pedaço da bíblia, queimado e coberto de detritos veio a mim nas mãos amorosas de um bombeiro que sabia que eu era o guardião do ground zero”,

Meyerowitz disse através de um e-mail enviado em 2015 da Itália. “Meu espanto com a página da Bíblia que estava aberta me fez perceber que a mensagem da Bíblia sobrevive através do tempo e cada época deve interpretar seus ensinamentos segundo as necessidades da ocasião”, disse ele.

O que será que tudo isso fala? Encontrar esse “Pedaço da Bíblia”: Será pura e simples coincidência? E o texto? Logo do “Sermão da Montanha” que é a “Carta Magna” da Proposta de Vida de Jesus Cristo. Será por mero acaso? O que você pensa disso?
(Acidigital, Notícias do Mundo).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo