X
X

Buscar

“Um salto gigante…”

Sábado passado, dia 20 de julho, celebrou-se o cinquentenário de um grande feito da Humanidade. Foi dado, há cinquenta anos, o primeiro passo humano na lua. O 50º aniversário do desembarque histórico da missão Apolo11 na Lua. Um grande passo, sem dúvida. Foi um marco na História da Humanidade. Claro que tudo isso aconteceu dentro de um ambiente […]

Sábado passado, dia 20 de julho, celebrou-se o cinquentenário de um grande feito da Humanidade. Foi dado, há cinquenta anos, o primeiro passo humano na lua. O 50º aniversário do desembarque histórico da missão Apolo11 na Lua. Um grande passo, sem dúvida. Foi um marco na História da Humanidade. Claro que tudo isso aconteceu dentro de um ambiente tenso de Guerra Fria, entre duas potências, da época: USA e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Potências que disputavam com suas ideologias a soberania sobre do nosso Planeta Terra, sobretudo, nos âmbitos políticos e econômicos. Ambas queriam mostrar suas potencialidades de domínio. Além do esforço para dominar o campo terrestre, se voltaram para o espaço. A conquista do espaço sideral para demonstrar sua força terrestre e potencial de força de persuasão.

Veja também:
77% das mortes no trânsito no primeiro semestre são de motociclistas, em Brusque

Moradoras de Guabiruba percorrem de bicicleta Caminho da Fé, em Aparecida

Saiba como foi última participação do Brusque na Série C e como será a próxima

Apesar desse aspecto negativo de busca de uma hegemonia de dominação e de opressão, esse grande passo, indubitavelmente, trouxe belíssimos dividendos para o progresso e até para o desenvolvimento humanos. Saliento, apenas, dois aspectos. Estão aí os grandes avanços na informática, com o aperfeiçoamento na comunicação humana. Coisas que eram uma utopia, hoje estão à mão da grande maioria da população. Não é possível ignorar a melhora na medicina, com medicamentos novos e, principalmente, com todo o novo material sofisticado, hoje, a disposição de boa parte da rede hospitalar e das clínicas particulares de muitos médicos de todos os países. Exames que também eram utopias ou ficção, hoje, são uma realidade a disposição do ser humano.

A marca do calçado de Neil Armstrong ao pisar na lua, não foi, apenas, um “grande passo”, mas, um marco na evolução e progresso da Ciência e da Técnica. “É um pequeno passo para [um] homem, um salto gigante para a humanidade”, disse Neil Armstrong, astronauta, ao pisar na Lua. Foi um pulo de qualidade no uso da capacidade da inteligência, da criatividade e da inventividade do ser humano. Para quem crê, segundo a fé cristã, o grande dom de Deus Criador, que nos distingue dos outros animais, os irracionais. É, justamente, a racionalidade que nos dá a capacidade de nos superar e superar os obstáculos que o meio ambiente nos oferece, possibilitando, se bem orientada, uma habitação mais humano e habitável.

Domingo, 21 de julho de 2019, nas palavras dirigidas aos presentes na Praça de São Pedro depois da oração do Angelus, o Papa Francisco fez referência à celebração do 50º aniversário da chegada do ser humano à lua, “um sonho extraordinário”. O papa aproveitou para pedir que a memória do marco para a humanidade “inflama o desejo de progredir juntos para objetivos ainda maiores: mais dignidade para os fracos, mais justiça entre os povos, mais futuro para nosso lar comum!”.

Veja também:
Disputa por associados entre sindicatos têxteis deve parar na Justiça

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Um ano sem Bianca Wachholz: 5 mudanças em Blumenau após morte da designer

O ser humano não vai desistir de desbravar o Espaço. É e será sempre o seu grande sonho. Certamente, virão outros feitos que vão dar ao ser humano, mais experiência em muitas frentes para desenvolver sua capacidade de criatividade e inventividade. Esperemos que essas conquistas da Ciência e da Técnica tragam mais vantagem para a qualidade de vida para todos os habitam dessa Casa Comum, nosso Planeta, ao ir visitar outros espaços, nesse imenso universo, incrivelmente, rico e misterioso.

Que a comemoração do cinquentenário desse “passo humano na lua”, nos faça a todos refletir a respeito do que estamos fazendo com a nossa Casa Comum.