Uma semana diferente
Não há dúvidas que esta semana é diferente. Não só para os cristãos (ãs), mas para todos. Cada um (uma) vai viver essa diferença. Para alguns, é uma semana para fazer uma pausa restauradora, curtindo uma viagem; outros vão para a praia com a família, quem a tem; outros ainda, aproveitam para pôr em dia trabalhos pessoais (alunos, professores….), reparos na própria moradia; outras diferenças são criadas; ou ainda sendo indiferente….
Mas, também têm pessoas que fazem esta semana ser diferente porque creem, porque vivem uma fé na Pessoa e na Proposta de Jesus Cristo. Para essas pessoas, esta semana é santa porque a fazem Santa pela maneira de vivê-la. Então, esta semana não é Santa só porque é assim denominada no calendário. É um momento sagrado. Nela, comemoram-se os mistérios da salvação a partir da memória da última semana da vida de Jesus Cristo. A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, fazendo memória da entrada solene, aclamado pelo povo em Jerusalém, passa pela Sexta-Feira Santa (dia da crucificação e morte de Jesus) e termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a Ressurreição de Cristo.
Esses três dias são chamados, liturgicamente, de Tríduo Pascal. É o ponto alto da Semana Santa. Por isso, é também o momento mais importante e significativo de nossa fé, pois representa a salvação humana e o começo de uma nova vida. É a Memória de nossa libertação, redenção, salvação. Inicia na Quinta Feira Santa, com Jesus reunindo os seus Discípulos (Apóstolos) em sua Última Ceia (instituição da Eucaristia, do Sacerdócio e o Mandato Novo, o Amor), terminando no Domingo da Ressurreição, a Páscoa do Senhor. O Tríduo faz a ligação entre o Tempo Quaresmal e o Tempo da Páscoa.
Por isso, a Semana Santa é tempo de aprofundar nosso conhecimento e rever nosso seguimento de Jesus, na vivência da Boa Nova do Reino, como discípulos e discípulas do nosso Mestre Jesus. Daí a importância de incrementar o silêncio, a reflexão, a meditação, a leitura da Palavra de Deus, a oração, a participação na Comunidade Cristã, a caridade. É tempo de renovação de nossa fé (Sábado Santo com a Renovação das Promessas do Batismo) e quem ainda não o fez, buscar o perdão e a misericórdia, a celebração do Sacramento da Reconciliação (confissão), a fim de nos aproximarmos sempre mais do Senhor. Páscoa é Vida Nova.
A nossa Comunidade Paroquial oferece, tanto na Matriz São Luis Gonzaga como em todas as Comunidades Cristãs (que, dela, fazem parte), todas os ritos e celebrações litúrgicas, em todo o Tríduo Pascal. Para você que é católico (a) e para quem desejar, está aí, a oportunidade de fazer dessa semana uma semana diferente. Portanto, mais Santa.