X
X

Buscar

Valorização da mulher

No próximo domingo, a Igreja Católica celebra a Solenidade da Assunção de Maria de Nazaré ao Céu. O que equivale dizer que Maria foi elevada ao Céu, em sua corporeidade e em sua espiritualidade. Portanto, toda inteira como ser humano concreto e total. Uma verdade de fé que foi vivida, por muitos séculos pelo Povo […]

No próximo domingo, a Igreja Católica celebra a Solenidade da Assunção de Maria de Nazaré ao Céu. O que equivale dizer que Maria foi elevada ao Céu, em sua corporeidade e em sua espiritualidade. Portanto, toda inteira como ser humano concreto e total. Uma verdade de fé que foi vivida, por muitos séculos pelo Povo de Deus, antes de ser declarado pelo papa Pio XII, em 1950, como dogma de fé. É a verdade que afirma que, em Maria de Nazaré, por obra e mérito de seu Filho Jesus, já se completou plenamente o que vai ocorrer, no futuro para todos os que permanecerem fiéis ao Cristo até o fim: a entrada definitiva da pessoa toda inteira na Casa do Pai.

Veja também:
Como está rodovia Antônio Heil um mês após anúncio da retomada das obras de duplicação

Conheça os venezuelanos que passaram fome e viveram nas ruas antes de chegar em Brusque

VÍDEO: Jair Bolsonaro confirma presença na 36ª Oktoberfest Blumenau

 

A proclamação desse dogma de fé é um reconhecimento da grandeza e dignidade da Humanidade. Representa, sobretudo, uma verdadeira revolução no imaginário humano coletivo, reconhecer que o primeiro ser humano a completar em si a obra salvífico de Cristo e assunto ao Céu, antes da parusia, além do Filho de Deus, é uma mulher. Sem dúvida, é uma grande conquista na compreensão do valor e da dignidade da mulher. A mulher Maria, assumida por Deus, não deixa de ser humana, mas dignifica e ilumina a realidade humana e principalmente a realidade humana do ser de toda mulher.

O papa Francisco falou a respeito da Assunção de Maria: “Meditando sobre o mistério bíblico da mulher, condensado em Maria, todas as mulheres encontrem ali a si mesmas e a plenitude da sua vocação, e toda a Igreja aprofunde e compreenda melhor o papel tão grande e importante das mulheres” (15.08.2013).

A Solenidade da Assunção de Maria ao Céu, diante de uma Sociedade e de uma Cultura que menosprezam a vida humana, de muitas maneiras, na violência diária, é também uma grande denúncia dessas atrocidades de todos os dias. Mas, é principalmente uma reflexão e um apelo ao respeito do corpo humano, particularmente do corpo da mulher que tem uma dignidade e é destinado, também ele, à plenitude eterna. É uma denúncia ao desrespeito à dignidade desse corpo, muitas vezes tratado como objeto de prazer e de comércio, instrumentalizado pela dominação mercadológica e manipulação para fins lucrativos.

A Assunção de Maria nos lembra que o corpo de Maria foi a primeira morada do Filho de Deus que “armou sua tenda entre nós” (Jo 1,14). E o lugar dessa tenda foi o ventre de Maria. Ao encarnar-se Jesus recebeu uma morada, o seio de Maria, sua mãe, onde ele esteve por primeiro. Jesus, às vésperas de sua paixão pediu ao Pai: “Onde eu estou quero que estejam os que me destes para que contemplem minha glória” (Jo 17,24). Portanto, este pedido de Jesus aplica-se perfeitamente à sua mãe. Onde ele estiver estará quem lhe foi dado pelo Pai. Dessa forma, a verdade da Assunção de Maria é consequência da resposta à simples pergunta: Onde está Jesus?

Veja também:
Torcedores preparam viagem Manaus para apoiar o Brusque na final da Série D

Você conhece os campos de girassóis que ficam bem pertinho de Brusque?

Veja quais são os modelos de carros novos mais vendidos em Blumenau em 2019

Maria, por primeiro, foi Assunta por graça ao Céu, na integridade da sua pessoa, superando os laços da morte, no exemplo e em solidariedade a seu filho, Jesus Ressuscitado. Ela nos antecipou ao chegar à meta. Tornou-se, de tal modo, sinal certo do caminho a percorrer e do objetivo a alcançar que nos é prometido por graça, para aqueles/as que forem fiéis até o fim. Por isso podemos seguir seu exemplo de discípula perfeita do Mestre Jesus.